Facebook não vai tornar as mensagens e publicações apagadas públicas

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook é a maior rede social do mundo. Com isto, chegam responsabilidades que nenhuma outra rede social teve até ao momento. Porém, o Facebook é uma empresa privada. É uma empresa que visa em ter lucro para os acionistas e valorizar na bolsa.

Assim sendo, escusado será dizer que se o Facebook é grátis, é porque o produto és tu. Ou seja, o Facebook vive de informação e vende posteriormente essa informação aos seus parceiros.

Eles não dizem aos parceiros "Olha, o Joaquim gosta de gatos, faz aí publicidade de comida de gatos". Em vez disso, o Facebook sabe que o Joaquim gosta de gatos e quando uma empresa de comida de gatos quer fazer publicidade no Facebook. Assim sendo, a informação é mostrada ao Joaquim. Sem que a empresa de comida para felinos tenha o conhecimento do Joaquim.

Se o Facebook é grátis, é porque TU és o produto

Isto é, não há dúvida que a maior rede social vive da tua informação. Porém, não é tão simples quanto parece. Este artigo chega porque do dia para a noite vejo os meus amigos no Facebook a publicar uma mensagem no seu perfil. Mensagem que não tem cabimento algum.

Pode-se ler na mensagem:

"Não se esqueça do prazo amanhã!!! Tudo o que você já postou torna-se público a partir de amanhã.

Até as mensagens que foram apagadas ou as fotos não permitidas. Não custa nada por uma simples cópia e colar, melhor agir pelo seguro do que não ter desculpa. Não autorizo ao facebook nem nenhuma entidade associada a permissão para usar minhas fotos, informações, mensagens ou publicações, tanto do passado como do presente e futuro.

Com esta declaração, fica notificado o facebook que é estritamente proibido divulgar, copiar, distribuir, ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e / ou no seu conteúdo.

O conteúdo deste perfil é informação privada e confidencial. A violação da privacidade pode ser punida por lei (Ucc 1-308-1 1 308-103 e o estatuto de Roma). Obs: o facebook agora é uma entidade pública.

Todos os membros devem postar uma nota como esta. Se você preferir, você pode copiar e colar essa versão. Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez vai estar tacitamente permitindo o uso de suas fotos, assim como as informações contidas nas atualizações do status do perfil. Não compartilhe, faça copiar e colar."

Esclarecimento que deves saber

Amigos do Facebook, não é uma mensagem destas publicada no teu perfil do Facebook que vai impedir que a Rede Social faça o que quer e lhe apetece da tua informação. Se não queres que tal aconteça, temos aqui um excelente artigo de como cancelares a tua conta no Facebook.

O Facebook não é uma "entidade pública" como se pode ler na mensagem. Caso contrário os teus impostos iam também para o desenvolvimento da plataforma. O Facebook é uma empresa privada com mira em aumentar os lucros.

Se queres ter privacidade face à Rede Social só há uma coisa que possas fazer. Deixar de a utilizar. Contudo, lembra-te ainda que o Facebook é dono do Instagram e WhatsApp. Ou seja, mais dores de cabeça.

Editores 4gnews recomendam:

Câmara com Zoom de 10x para o telemóvel já é oficial

Brawl Stars traz à Supercell receitas milionárias no seu primeiro mês

Google Maps trará (finalmente) melhores características do Waze

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.