Facebook lança concorrente ao Zoom e Houseparty!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Quando se tratam de plataformas de comunicação, o Facebook nunca pode "ficar atrás". Desta forma, a empresa lançou o Facebook Rooms. Esta plataforma e aplicação permite juntar até 50 pessoas numa chamada de vídeo com duração ilimitada e de forma gratuita.

Esta é uma óbvia tentativa de competir com o Zoom, Hangouts, Skype e Houseparty. As plataformas de videoconferência tem-se tornado extremamente populares devido às medidas de quarentena. Principalmente nas empresas de teletrabalho, onde podem fazer reuniões à distância de forma simples.

Aproveitando-se da sua gigantesca base de utilizadores, o Facebook pode muito bem vir a ter sucesso com o Messenger Rooms. Contudo, é importante salientar que a plataforma está num estado embrionário, não tendo funcionalidades como gravação de vídeo ou partilha de ecrã.

Dependendo do sucesso da plataforma, o Facebook deverá adicionar essas funcionalidades ao longo do tempo. Por outro lado, talvez o Messenger Rooms caia no esquecimento, principalmente quando as medidas de quarentena terminarem e a sociedade retomar a vida normal.

Facebook e Instagram Live também estão a mudar

O Facebook está a adicionar algumas novidades às Lives no Facebook e Instagram. No Facebook, por exemplo, utilizadores poderão adicionar outros participantes à conversa, não necessitando de estar na lista de amigos. Será possível ainda adicionar um botão de doações na transmissão, caso seja esse o assunto da live.

WhatsApp também está a apostar nas chamadas de vídeo

O Facebook anunciou recentemente que o WhatsApp vai passar a suportar até 8 pessoas em chamadas de grupo, seja vídeo ou áudio. Anteriormente, a plataforma só permitia 4 pessoas no máximo. O WhatsApp é das plataformas de comunicação mais utilizadas do mundo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Telegram quer ser a alternativa segura ao popular Zoom para videochamadas
  • Android 11: vais querer usar esta funcionalidade de segurança
  • WhatsApp com publicidade? Facebook ainda não desistiu da ideia!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.