Facebook e o histórico de chamadas e SMS's dos utilizadores Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que as más notícias para Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, não param de aparecer. Depois da grande controvérsia da Cambridge Analytica, os utilizadores começam a olhar de uma forma mais detalhada para onde é que as suas informações vão. Agora o assunto é a aplicação Android do Facebook e do Messenger.

Nunca um utilizador "banal" esteve tão preocupado com a tudo o que está a acontecer com a Rede Social. Ainda há uns dias estava eu num café e a mesa ao lado estava numa discussão acesa face às últimas notícias deste assunto.

Vê ainda: Samsung não está preocupada com a concorrência oriunda da China

Se és daqueles que não queres apagar o Facebook mas estás seriamente preocupado sobre a tua informação, segue o artigo que te escrevi pela manhã passo-a-passo para dar alguma restrição à Rede Social.

Mas as coisas começam a ser mais graves do que se esperava. Recentemente, muito devido à Cambridge Analytica, os utilizadores do Facebook começaram a pedir o seu histórico de informações na Rede Social. Muitos destes utilizadores ficaram escandalizados ao saber que até as chamadas e SMS's o Facebook tinha informações sobre.

Facebook continua a meter o pé na poça! Agora com os utilizadores Android

Não falo sobre as SMS's e chamadas do Messenger, mas sim das chamadas telefónicas e típicas "old school" SMS's. Embora sem informação no conteúdo das conversações, alguns utilizadores Android repararam que a conexão da aplicação Messenger ao teus contactos fez com que o Facebook se apoderasse de mais dados. Sobre ti e sobre a tua rede de amigos.

Um executivo do Facebook já chegou a público indicando que este é um passo fulcral para perceber quais as conexões do utilizador. Tudo para que, teoricamente, lhe consigam dar conteúdo mais adequado ao seu perfil. Porém, muitos - se não todos - destes utilizadores não tinha ideia que tais dados eram fornecidos.

Utilizadores iOS não estão afetados, pelo menos para já. O sistema da Apple é um pouco mais restrito do que o Android era face à partilha de informações. Agora com a atualização de outubro do Android Oreo as coisas ficaram mais complicadas. Tanto para o Facebook como para outras apps terem acesso a estas informações.

Contudo, todos aqueles que têm uma atualização mais antiga e já alguma vez conectaram o Messenger ou os contactos ao Facebook a probabilidade que a gigante americana tenha estas informações é grande.

Podes pedir um histórico sobre as tuas informações simplesmente seguindo para "definições" e "Descarrega uma cópia dos teus dados."

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy J3 e Samsung Galaxy J7 com novos modelos para 2018

Apple não deverá fazer livestream do evento de terça-feira

Samsung Galaxy Note 9 poderá chegar já preparado para o 5G

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.