Facebook - nova política de donativos pode ajudar milhares de pessoas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social Facebook anunciou várias novidades para o seu Shifter.

Vê ainda: 16 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Se até agora cerca de 5% de todos os donativos eram subtraídos pelas taxas da rede social agora o Facebook rejeita qualquer lucro com os pagamentos feitos a organizações sem fins lucrativos.

Tal como avança a agência Reuters é uma grande mudança para o Facebook, sobretudo agora, com o aumento do volume e frequência dos donativos efetuados através desta rede social. A notícia surge depois de ter circulado uma petição online na qual era exigida o fim destas taxas, algo que se veio a verificar.

Facebook não lucrará com os donativos feitos a instituições sem fins lucrativos

Com efeito, foi em Nova Iorque que Mark Zuckerberg anunciou que a sua rede social irá abolir toda e qualquer taxa para instituições sem fins lucrativos. Contudo, estas continuarão a existir para indivíduos que procuram crowdfunding junto da plataforma referiu um porta-voz do Facebook à Quartz.

Note-se que praticamente todas as plataformas conhecidas de crowdfunding aplicam taxas para a utilização dos seus serviços. Por exemplo a GoFundMe cobra 7.9% de cada doação. O PayPal cobra 2.9% dos donativos e o Square cobra 2.75% por cada transação feita através da sua plataforma.

Zuckerberg aproveitou a ocasião para anunciar outras iniciativas para o "bem comum". A plataforma Facebook apresentará uma nova API para Fundraisers através da qual facilitarão a integração e comunicação entre os sites das organizações sem fins lucrativos e a toda a sua atividade na rede social Facebook.

Outra das iniciativas, outra API, será a Ajuda da Comunidade. Esta visará ajudar as populações afetadas por algum desastre natural. Ativando grupos de resposta e ajudando quem mais precisa a encontrar um alívio rápido durante uma crise. Não só com donativos mais com ajuda em géneros, etc.

Um incentivo a quem tem vontade de ajudar

A rede social implementará também uma nova funcionalidade que incentivará os donativos de sangue. De forma a ligar os milhares de doadores que utilizam o Facebook. Será inicialmente implementada nos Estados Unidos da América, chegando também à Índia onde 4 milhões de pessoas já demonstraram interesse nesta nova função.

Em suma, o Facebook quer ajudar quem tem vontade de ajudar. Sem taxas para quem não tem qualquer lucro e tentando estimular estes donativos, monetários ou não.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung – Patente de desbloqueio do smartphone com a palma da mão

OnePlus 5T – Sabes como é que funciona a segunda câmara?

Bitcoin- 14 mil utilizadores de bitcoins obrigados a revelar a sua identidade

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.