Facebook desativou algumas funções do Instagram e Messenger na Europa

Rui Bacelar
Comentar

Em Portugal e um pouco por toda a Europa, assim que abrirem as aplicações do Facebook Messenger ou a app do Instagram é provável que sejam contemplados com um peculiar aviso. "Algumas funções não estão disponíveis", não se preocupem.

O grupo Facebook está a desativar temporariamente algumas funcionalidades em ambas as plataformas - Messenger e Instagram - de forma temporária. Relativamente às funções em si, a maioria dos utilizadores provavelmente não sentirá diferenças no serviço.

Em causa estão as novas regras impostas pela União Europeia

Facebook Messenger aviso

O aviso está a ser apresentado em ambas as aplicações e dá conta da desativação temporária de algumas funções relacionadas com o envio de mensagens instantâneas. De acordo com o TheVerge, após inquirir o Facebook, a remoção é temporária.

As funções atualmente desativada são as Votações (pools), tanto no Messenger como no Instagram, os autocolantes (stickers) no Instagram e as respostas personalizadas no Facebook Messenger. Há ainda outras funções variadas que deixaram de estar disponíveis, desde as alcunhas nos serviços de mensagens instantâneas à possibilidade de enviar certos ficheiros.

Ainda de acordo com a fonte internacional, a possibilidade de partilhar efeitos de realidade aumentada (RA) através das DMs (mensagens diretas) do Instagram também foi suspensa.

Medidas temporárias para Facebook Messenger e Instagram

Instagram

A rede social tomou esta medida para conseguir acatar as novas imposições da União Europeia relativas à partilha de dados dos utilizadores nas plataformas de comunicações. Em causa está a diretiva europeia apelidada de ePrivacy, a quem queira aprofundar a leitura.

Apesar de não sabermos quando é que o Facebook restaurará o acesso a estas funções, a resposta do porta-voz da tecnológica à fonte supracitada foi tranquilizadora - "muito em breve".

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.