Facebook começou finalmente a disponibilizar pagamentos no WhatsApp!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook continua empenhado na complexa tarefa de se tornar uma plataforma semelhante à aplicação chinesa WeChat. Esta aplicação permite fazer literalmente tudo, desde pagamentos a amigos, em lojas, enviar mensagens ou realizar chamadas de vídeo.

Agora, a empresa de Mark Zuckerberg ficou um passo mais próxima do seu objetivo, disponibilizando finalmente os pagamentos através do WhatsApp. O primeiro mercado onde a funcionalidade já está ativa é o Brasil.

Esta implementação tornou-se possível graças à grande popularidade do WhatsApp no país, assim como uma parceria direta com alguns dos bancos nacionais: Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo.

Como funcionam os pagamentos através do WhatsApp

Tal como era esperado, os pagamentos no WhatsApp têm como plataforma fundamental o Facebook Pay, que coloca à disposição uma plataforma segura e consistente para realização de transferência de dinheiro.

A integração é feita de tal forma que, para adicionares um método de pagamento irás precisar de o fazer através do Facebook Pay. Desta forma, a funcionalidade implementada no WhatsApp apresenta-se mais como uma extensão do Facebook Pay do que uma que seja independente.

Todas as transações, sejam elas envio de dinheiro para amigos ou pagamentos a lojas, precisam de ser autorizadas através de um código PIN de 6 dígitos ou leitura de impressão digital.

Para utilizadores privados, o envio de dinheiro através do WhatsApp não irá ter nenhuma taxa adicional. No entanto, à semelhança do que acontece com o PayPal, as empresas terão de pagar uma pequena taxa em cada transferência.

O Facebook já estava a desenvolver esta funcionalidade desde 2017, mas agora tudo indica que irão expandir-se para o resto dos mercados de forma muito mais rápida.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook Messenger vai ficar mais seguro no teu iPhone. Sabe como
  • Facebook quer combater "deepfakes". Entende como
  • Instagram está a testar forma de te mostrar ainda mais Stories! Vê como
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.