Face ID da Apple foi enganado com um par de óculos e fita cola

António Guimarães
Comentar

Investigadores da empresa chinesa Tencent descobriram uma forma de enganar o Face ID nos iPhones. O método envolve colocar óculos com fita cola por cima para simular os olhos do utilizador, desbloqueando assim o iPhone.

É óbvio que esta é uma forma nada prática de desbloquear o iPhone de alguém. A pessoa possivelmente teria que estar a dormir para que esta tentativa resultasse numa situação real. Apesar de não ser nada prático, isso não impediu a Tencent de publicar o 'feito'.

x glasses
X-glasses, os óculos utilizados para enganar o Face ID

Como é que este hack funciona

Apesar de ser um método ridículo, a investigação da Tencent revelou como realmente funciona a detecção biométrica da Apple. O que acontece aparentemente é que, em utilizadores com óculos, é feito um mapeamento 2D nos olhos em vez de 3D.

Assim sendo, ao colocar óculos com fita cola nas lentes e um buraco nas mesmas, a presença dos olhos é simulada e detetada com sucesso pelo Face ID, assim desbloqueando o iPhone.

É claro que estes métodos provavelmente nunca serão utilizados por pessoas mal intencionadas mas não deixa de ser interessante saber as lacunas nestes métodos de segurança.

Em 2013, o Touch ID foi rapidamente hackeado

Uma situação caricata aconteceu em 2013, o ano de lançamento da tecnologia Touch ID. Em menos de 24 horas, um investigador de segurança conseguiu enganar o detetor de impressões digitais através de uma fotografia em alta resolução de um dedo do proprietário do iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.