O EA Sports F1 25 já está entre nós, disponível para PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC. O preço da edição standard para consolas começa nos 79,99 €.
Como é habitual, o jogo coloca-te no cockpit de um Fórmula 1, seja para criares a tua própria lenda ou para assumires o papel do teu piloto favorito. Testei-o a fundo na PS5, e foco-me aqui no que realmente mudou e se vale a pena o investimento para quem é fã do desporto e da série.
A minha opinião sobre o EA Sports F1 25
My Team 2.0
Com o My Team 2.0 agora és mesmo o dono disto tudo. A maior e mais bem-vinda revolução neste F1 25 está, sem dúvida, no modo My Team 2.0. Esquece a gestão superficial de antigamente. Agora, assumes verdadeiramente o papel de dono de equipa, com um foco muito maior na gestão.
Tens de recrutar e gerir um par de pilotos para a tua equipa (podes até contratar pilotos icónicos para equipas IA, e imaginar corridas contra lendas como Senna ou Schumacher. As negociações de contrato são feitas "cara a cara" e até conversas que "fogem" para a imprensa podem estragar um negócio.
A gestão das instalações foi dividida em três áreas-chave: engenharia (onde I&D foi separado, obrigando-te a equilibrar custos, tempo de desenvolvimento e até a preferência de um piloto por uma peça nova); pessoal (onde geres o tamanho da tua equipa, o que afeta custos e eficiência); e corporativo (onde tratas das finanças, personalizas a pintura do carro no novo Editor de Decalques e constróis relações com patrocinadores).
O teu quartel-general (Team HQ) evolui visualmente à medida que a equipa cresce em reputação e staff. É o modo My Team mais completo e imersivo desde a sua introdução.
Braking Point de volta
Os fãs pediram e a Codemasters ouviu. O modo história Braking Point está de volta com o seu terceiro capítulo. Acompanhamos novamente as peripécias da equipa Konnersport, agora a lutar por campeonatos, mas um evento dramático lança a equipa no caos.
Uma novidade interessante é que agora tens mais agência, podendo escolher qual dos pilotos da Konnersport queres controlar. O que desbloqueia diferentes objetivos e elementos narrativos. Há também quatro níveis de dificuldade reequilibrados. E depois de terminares a história, podes continuar a saga da Konnersport no Modo Carreira.
A par disto, temos a integração com o muito aguardado filme F1 The Movie. No lançamento, podes adicionar a equipa fictícia do filme, a APXGP, e os seus pilotos como 11.ª equipa no modo Driver Career ou assumir o controlo da APXGP no My Team. A partir de 30 de junho, serão lançados seis cenários de jogo inspirados em momentos chave do filme, misturando cinemáticas do filme com gameplay.
Pistas mais reais e traçados invertidos
Cinco circuitos (Bahrain, Miami, Melbourne, Suzuka e Imola) foram totalmente reconstruídos usando scans digitais. Isto significa que vais sentir cada lomba e mudança de elevação tal como os pilotos reais. Os detalhes extra, como barreiras, postos de comissários, áreas de fãs também foram adicionados. Uma novidade divertida e inédita nos jogos oficiais de F1 é a possibilidade de correr em traçados invertidos em algumas pistas como Silverstone, Zandvoort e Red Bull Ring.
O áudio também recebeu um upgrade significativo. Agora tens diálogos reais de pilotos durante a qualificação, e os pilotos podem dirigir-se ocasionalmente aos engenheiros de corrida. Há novas sequências de rádio para situações como pole positions, bandeiras e até comunicações dos chefes de equipa. O "banco" de falas dos pilotos quase duplicou face ao F1 24.
O modo F1 World introduz um novo tipo de evento colaborativo, os "Invitationals", onde te juntas a amigos para completar objetivos e ganhar recompensas. O sistema de "piloto do dia" no multijogador também foi atualizado para destacar feitos como "piloto mais limpo" ou "mais ultrapassagens". O novo Editor de Decalques permite personalizar as pinturas dos carros com mais detalhe, usando decalques de patrocinadores que podes mover, rodar e redimensionar.
Conclusão
Esperava-se mais? Apesar das melhorias na iluminação (o tempo dinâmico sente-se melhor), na vegetação e nos shaders que dão mais vida aos circuitos, a verdade é que o salto gráfico geral do F1 25 face ao F1 24 parece continuar a ser algo tímido. Especialmente quando comparamos com outros simuladores de topo.
A versão PC terá Path Tracing para iluminação ainda mais realista, mas nas consolas, embora competente, não é aqui que o jogo mais evolui. As novas animações faciais (com tecnologia NVIDIA Audio2Face) e as novas cinemáticas são bem-vindas, mas o motor gráfico EGO parece estar a precisar de uma renovação mais profunda para acompanhar os padrões visuais de 2025.
Onde o F1 25 continua a acertar em cheio é na sensação de velocidade e na adrenalina de controlar um destes monolugares. A experiência de condução, seja com comando ou volante, continua a ser um bom equilíbrio entre simulação acessível e diversão arcade. A física dos carros parece consistente, e a sensação de velocidade, especialmente na vista do cockpit, é imersiva.
Com o foco claramente apontado ao My Team 2.0 e ao regresso do Braking Point 3, o F1 25 reforça a aposta nos modos single-player. As melhorias são significativas e bem-vindas. No entanto, a evolução visual continua a ser o seu "calcanhar de Aquiles" e a questão do valor de um lançamento anual mantém-se. Mas para os fãs acérrimos da F1 e para quem valoriza uma experiência de gestão e narrativa mais profunda, este F1 25 é, sem dúvida, uma forte evolução e uma compra recomendada.