Extensor de Internet - Como configurar em 10 simples passos!

Fábio Machado
Fábio Machado
Tempo de leitura: 4 min.
Configuar Extensor de Internet configuração
Configuar Extensor de Internet? Guia passo-a-passo

O extensor de internet ou wireless extender tornou-se num acessório (gadget) extremamente comum nas nossas habitações e porquê? A grande maioria de nós sofremos de um mal comum. Falhas de Internet. Seja porque o router da operadora não tem potência suficiente ou mesmo devido à configuração da nossa habitação. A falha de Internet pela casa está sempre presente não importa a operadora ou até mesmo o pacote de serviço contratado. Eis como configurar este tipo de acessórios.

Vê ainda: Motorola Moto Z2 Force é revelado em nova imagem com dupla câmara!

Para suprir esta necessidade existem imensos wireless extender's ou simplesmente extensor de internet. Variam no formato, marca, largura de banda e raio de eficácia. Contudo, todos eles necessitam de uma configuração inicial para funcionarem corretamente. Pois bem, como posso configurar o meu novo extensor de internet?

Várias marcas, o mesmo sistema - Eis como configurar!

Para tal terás aqui um artigo que te vai resolver o problema de uma vez por todas. Neste artigo vou ensinar-te a configurar um extensor de internet da Netgear.

Este é um modelo que eu próprio uso em casa e até agora serviu sem problemas. Embora existam outros, de outras marcas, o conceito de configuração é bastante idêntico. Variam nas marcas e modelos mas o seu funcionamento é muito idêntico.

1º Passo - Como configurar o Extensor de Internet?

Tens de encontrar em tua casa um ponto em que a Wi-Fi do teu router principal comece a perder qualidade. Já encontraste? Ok, agora tentas arranjar uma tomada nesse sítio e é lá que vais ligar o teu aparelho.

Estando o extensor de internet ligado à corrente está pronto a ser configurado.

2º Passo

Vais clicar no ícone do Wi-Fi e vais ligar-te a rede agora existente chamada “NETGEAR”. Não tem senhas para entrares. Aqui, mais uma vez, o processo será idêntico para outras marcas populares.

3º Passo

extensor de internet configurar
3º passo

Vais executar um browser (navegador) á tua escolha (eu recomendo o Internet Explorer) e escreveres o LINK que vês na imagem abaixo: - www.mywifiext.com e logo após entrares nessa página clicas em “New Extender Setup” ou configuração de um novo extensor de internet. Diferentes marcas terão diferentes endereços específicos. Consulta a caixa ou manual do equipamento sobre este quesito.

4º Passo

Como configurar o extensor de internet?
4º passo

Neste passo vais ter obrigatoriamente que preencher este formulário. Não que seja relevante para a instalação mas vai ser necessário. Em caso de dúvida guarda estes dados em lugar seguro para a posteridade.

5º Passo

configurar extensor de internet
5º passo

Neste passo escolhes simplesmente a região em que te encontras. Será "Europe" ou "South America", muito provavelmente.

6º Passo

Neste passo temos duas opções: Wi-Fi Range Extender ou Access Point. Qual a diferença?

configurar extensor de internet
6º passo

O Range Extender ou extensor de internet não necessita de estar ligado ao router principal, ou seja, consegue receber o sinal por Wi-fi e logo após emiti-lo. Os Access Point (pontos de acesso) são para aqueles aparelhos que não conseguem captar sinal por Wi-Fi e têm obrigatoriamente que estar ligados ao main router por cabo de rede (RJ45).

Neste caso o extensor de internet funciona das duas formas e vamos optar pelo Range Extender para evitar fios pela casa. Esta é a configuração mais comum e que te permitirá, posteriormente, colocar o extensor de internet em qualquer outra tomada, desde que não esteja demasiado afastado do router principal.

7º Passo

configurar extensor de rede
7º passo

Após isso o nosso aparelho irá começar a procurar as redes Wi-Fi na área. Aguarda e passa para o próximo passo. Em seguida verás uma janela semelhante a esta imagem.

8º Passo

configurar extensor de rede
8º passo

Escolhemos a nossa rede Wi-Fi (rede sem-fios) e clicamos em “Continuar”.

8º passo
configurar extensor de rede

Logo após escolhermos a rede que queremos expandir vamos colocar a senha que temos na rede principal, ou seja, a senha que está configurada no teu Main Router (router principal).

9º Passo

Aqui iremos escolher o nome que queremos para a nossa nova rede de Internet (SSID), no meu caso escolhi “nova_extender”, e no espaço abaixo colocamos que tipo de segurança desejamos, ou optamos pela mesma senha do que o router principal ou uma senha diferente ou então como eu optei e não coloquei segurança (atenção aos vizinhos marotos).

configurar extensor de rede
9º passo

Apos aplicares as alterações aguardas uns breves segundos para que tudo seja configurado pelo aparelho.

configurar extensor de rede
9º passo

10º Passo

E por fim temos aqui a nossa nova rede de internet configurada. Vais ver que agora a tua casa irá ter sem dúvida um melhor sinal de Internet. Sem quebras de net no quarto, sala ou outra divisão, consoante claro a colocação do extensor de internet. Não há nada pior do que tentar assistir a um vídeo no YouTube que continua a "encravar". E jogar online com uma conexão de internet sempre a falhar? Pois, impensável!

Usa o extensor de Internet onde precisares

Espero ter ajudado, achei importante trazer estas dicas até vocês, apesar de poder ser fácil para muitos, haverá com certeza pessoas a necessitar de artigos como estes em português. Se tiverem dúvidas não se esqueçam de deixar nos comentários.

Continuaremos a trazer este tipo de guias, tutorias e artigos de apoio para que a informática seja acessível e desfrutada por todos. Se gostaste e se te ajudou, partilha com alguém que precise também de umas dicas.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Redmi Note 5: Novos detalhes sugerem gama-média de respeito

HMD confirma mais smartphones para este ano. Mas nada de Nokia 4…

Asus Zenfone 4 Max anunciado oficialmente com uma bruta bateria