Evolução da PlayStation 5 Pro está a ser contida pela PS6

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Novos detalhes dão conta de que as melhorias esperadas para o processador da PlayStation 5 Pro podem estar limitados pela futura PS6. Isto porque a Sony quer, desde já, assegurar que a sua futura consola será compatível com os jogos desenhados para a PS5 Pro.

Tal como ficamos a conhecer há poucos dias, espera-se que o processador da PS5 Pro seja apenas 10% mais veloz que o do modelo atual. Valores que deixaram alguns entusiastas um pouco dececionadas com as ambições da empresa nipónica.

Sistema de retrocompatibilidade da Sony pode limitar a evolução da PlayStation 5 Pro

A tese que agora damos a conhecer foi recentemente levantada na rede social X por Kepler. Segundo esta fonte, a Sony está a desenvolver a PS5 Pro já a pensar no sistema de retrocompatibilidade da sua sucessora.

The way Sony handles BC is very complex, and it requires the new HW to run at the same or higher clock speed, even if the new HW is faster at lower clock speeds.If they are using Zen6 dense cores for PS6, they can't target 4GHz+ for the PS5 Pro as that could break BC.

— Kepler (@Kepler_L2) 17 de março de 2024

Para quem não estiver familiarizado com o termo, a retrocompatibilidade permitirá que jogos desenhados para a PS5 Pro possam funcionar também na PS6. Tudo para que os jogadores não tenham de descartar todos os seus jogos se comprarem a nova consola.

Pode parecer um pouco estranho que a Sony esteja a limitar a evolução da PS5 Pro para que os seus jogos funcionem na sua sucessora. No entanto, tal como refere Kepler, a nipónica possui um sistema de retrocompatibilidade bastante complexo.

Ao que tudo indica, a Sony pretende que novo hardware funcione em frequências semelhantes ou superiores. Esta condição verifica-se mesmo que o novo hardware consiga entregar um desempenho superior com frequências menores.

Adicionalmente, ele explica que se a PS6 tiver processadores de arquitetura Zen6, a Sony não pode olhar para frequências de 4 Ghz ou mais na PS5 Pro. Isso iria quebrar o sistema de retrocompatiblidade usado pela empresa.

Como é óbvio, estas informações são apenas especulação, assim como as características que circulam nos meios especializados relativamente à PlayStation 5 Pro. É importante aguardar pela apresentação das consolas para termos certeza sobre o seu potencial.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.