Estes foram os melhores smartphones de 2021 (Carlos)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

O fim de um ano significa tempo de balanços e a equipa 4gnews propôs-se a avaliar aquilo que de melhor 2021 trouxe aos amantes de tecnologia móvel. Muitos smartphones foram apresentados durante o ano passado, mas é óbvio que alguns se destacaram dos demais.

Este exercício de reflexão dividir-se-á em cinco categorias: melhor autonomia, melhor câmara, melhor relação qualidade / preço, melhor revelação e melhor smartphone. Será desta forma que tentaremos fazer justiça ao que de melhor o atribulado 2021 trouxe.

Antes de dar a conhecer as minhas escolhas, é importante frisar que se trata de uma escolha pessoal. Alguns leitores poderão identificar-se com elas, ao passo que outros não. Mas essa é a magia destes artigos opinativos e não te coíbas de partilhar a tua seleção nos comentários.

Melhor autonomia

A autonomia de um smartphone é um dos pontos mais relevantes e um dos que mais resultados dispares proporciona. A longevidade de um equipamento não se mede apenas pela capacidade nominal da sua bateria, estando uma miríade de outros fatores associados. Mas nesta categoria, a minha escolha recai sobre o iPhone 13 Pro Max.

iPhone 13 Pro

O novo topo de gama da Apple é a prova de que não é necessária uma grande bateria para se ter uma excelente autonomia. O iPhone 13 Pro Max tem uma célula de 4352 mAh e, ainda assim, foi constantemente classificado como detentor de uma das melhores autonomias do mercado.

Isto mostra que a simbiose do hardware com o software é preponderante neste capítulo. Se há uns anos o iPhone era sinónimo de estar sempre agarrado à tomada, a linha iPhone 13 mostrou finalmente que isso não precisa de ser mais uma constante.

Melhor câmara

Esta é talvez a categoria mais subjetiva deste artigo, pois dependerá sempre do gosto pessoal de cada indivíduo. A temperatura de cor, as sombras, o equilíbrio entre zonas claras e escuras e outros parâmetros colhem diferentes gostos em diferentes pessoas. Mas aquele que mais satisfez as minhas preferências em 2021 foi o iPhone 13 Pro.

iPhone 13 Pro

Há muito que os iPhone são considerados como detentores de algumas das melhores câmaras do mercado e a nova geração reforçou esse estatuto. A reprodução de cores está entre as mais fidedignas do mercado, bem como o seu modo noite que continua impressionante.

Melhor relação qualidade / preço

No portefólio da Xiaomi encontramos uma panóplia de equipamentos que primam pela sua excelente relação qualidade / preço. Em 2021, houve um modelo que se destacou e chegou-nos pela mão da sua subsidiária POCO. O meu galardão de melhor relação qualidade / preço de 2021 vai para o POCO F3.

POCO F3

Este é um exemplo de como desenvolver o melhor smartphone possível, pelo menor preço possível. Conta com especificações suficientes para um desempenho irrepreensível em quase todas as tarefas, uma qualidade de construção que proporciona aquela sensação premium e um conjunto de câmaras competentes.

Melhor revelação

Para esta categoria resolvi optar pelo equipamento que despertou algo em mim na sua apresentação. Em rigor, aquele sentimento de "eu adorava ter isto". E numa era em que os segredos são cada vez menos no momento da revelação de qualquer smartphone, vou eleger o Samsung Galaxy Z Flip 3 como a melhor revelação de 2021.

Samsung Galaxy Z Flip 3

O Samsung Galaxy Z Flip 3 foi apresentado como algo refrescante, como se de repente a sul-coreana tivesse reinventado a fórmula do smartphone dobrável. O seu ecrã exterior maior, as cores vibrantes e a promessa de portabilidade fizerem crescer em mim aquele sentimento de "eu quero isto". E só por isso, merece o meu reconhecimento.

Melhor smartphone

Num mercado tão diverso como o atual, em que os smartphones estão cada vez melhores, pode ser complicado eleger o melhor de todos. Mas tendo eu de eleger um como o melhor de 2021 atribuirei esse estatuto ao iPhone 13 Pro.

iPhone 13 Pro

Este foi o equipamento que, na minha opinião, melhorou em todos os pontos essenciais de um smartphone. Um ecrã melhor, câmaras ainda mais competentes e uma autonomia ainda melhor foi aquilo que me conquistou no novo topo de gama da Apple.

No ato da sua revelação, o iPhone 13 Pro surgiu como mais do mesmo. No entanto, conforme o smartphone foi sendo esmiuçado percebi que tinha muito mais para oferecer do que inicialmente percebi. E o seu ecrã de 6,1 polegadas é, para mim, a dimensão perfeita para um smartphone.

Agora é tempo de encarar 2022 e aguardar pelos imensos anúncios que certamente acontecerão durante estes doze meses. Será que, daqui a um ano, teremos uma lista muito diferente desta? Mantém-te connosco durante esta longa jornada e daqui a um ano responderemos a essa questão.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.