Estes 7 smartphones Xiaomi não recebem mais atualizações da MIUI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante chinesa acaba de atualizar a sua lista de dispositivos móveis em fim de vida. É o fim da linha para estes modelos de smartphones Xiaomi que deixarão de receber atualizações oficiais da interface MIUI, cessando assim a sua vida útil.

O avançar do tempo e o lançamento de novos modelos leva a que, inevitavelmente, os seus antecessores sejam gradualmente retirados de cena. Desta feita, temos o POCO F3, bem como seis outros modelos das famílias de produtos Xiaomi, Redmi e POCO.

A lista aumenta, sempre, a cada ano e normalmente são os modelos mais antigos a integrarem esta seleção. Por via da regra, dispositivos com pelo menos três anos (geralmente mais), acabam por deixar de receber as atualizações oficiais do própria Xiaomi.

Gama de smartphones POCO F3 sem mais atualizações da MIUI

A descoberta foi feita pelos peritos da publicação Xiaomi4mi, dando conta do alargar desta lista de equipamentos vintage, disponibilizada pela própria Xiaomi. Isto dito, trata-se de uma confirmação oficial pela própria fabricante chinesa liderada por Lei Jun.

A saber, a partir de hoje estes modelos de smartphones não recebem novas atualizações de software MIUI:

  1. Xiaomi 11 Lite
  2. Xiaomi Mi 10S
  3. POCO F3
  4. POCO F3 GT
  5. POCO X3 GT
  6. Redmi K40 Pro
  7. Redmi K40 Pro+

Para estes modelos, a inclusão na lista de dispositivos em fim de vida implica que não será desenvolvido novo firmware específico para os telefones. Podem, porém, vir a receber algumas atualizações de segurança com cariz mais urgente e cirúrgico caso a necessidade surja.

Smartphones sem direito a atualizações da MIUI

Ainda assim, o mais provável é não receberem tampouco os patches de segurança mensais disponibilizados pela Google. Ou seja, estes 7 modelos de telefones Xiaomi podem tornar-se menos seguros com o passar do tempo ao não receberem estas correções.

Em suma, nenhum dos modelos listados deverá receber a próxima grande atualização de sistema para os dispositivos Xiaomi. Isto é, sem direito à MIUI 14 a chegar possivelmente entre o final de 2023 e, mais provavelmente, no início de 2024.

Em todo o caso, porém, é possível que programadores dedicados mantenham estes equipamentos vivos, ou pelo menos seguros e minimamente relevantes. Para tal, existirão sempre as ROM's personalizada ou Custom ROMs.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.