O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados tanto em Portugal como um pouco por todo o mundo. Para além da sua inegável rapidez, é também reconhecido pela compatibilidade com milhares de extensões (mas atenção que há 32 muito perigosas).
Porém, em face de várias situações do dia a dia, pode começar a perder desempenho com o tempo. Assim sendo, se sentes o Google Chrome lento, com páginas a demorar a abrir ou pesquisas pouco fluídas, há uma solução simples que pode melhorar significativamente a experiência.
Google Chrome fica lento porquê?
Antes de avançar para a solução, importa perceber o que pode estar a afetar o desempenho. Assim sendo, é importante perceberes se estás a cometer alguns destes erros e, se sim, evitá-los no futuro.
Costumas ter muitas abas abertas em simultâneo? Tens extensões pesadas ou desnecessárias instaladas? Costumas fazer uma limpeza frequente da cache e cookies? Tens o hábito de reiniciar o browser periodicamente? Começa por implementar estas dicas e vais ver logo a diferença!
Como resolver o assunto?
Além disso, uma das formas mais simples de tornar o Chrome mais rápido passa por ativar uma funcionalidade específica nas definições de desempenho.
- Começa por abrir o Google Chrome no computador;
- Clica nos três pontos no canto superior direito e seleciona a opção Definições;
- No menu lateral esquerdo, escolhe Desempenho;
- Desce até à secção Velocidade e ativa a opção Pré-carregamento alargado.
O que acontece após ativares esta funcionalidade é que o Chrome passa a pré-carregar páginas de forma mais inteligente, prevendo os sites que poderás visitar a seguir. Isto traduz-se numa navegação mais rápida e pesquisas quase instantâneas que reduzem o tempo de espera.
- Também te pode interessar: Tens o computador lento? Os principais motivos e as soluções
