Perante a ampla oferta de smartwatches disponíveis no mercado, não é fácil escolher um modelo. Mas para quem quer um dispositivo de qualidade que forneça uma avaliação mais ampla da saúde e bem-estar, o Huawei Watch 5 é a escolha a fazer em 2025. Foi vencedor dos Prémios 4Gnews e é também a minha escolha deste ano.
Sensor X-Tap: análise da tua saúde na ponta do dedo
Um dos recursos de destaque do Huawei Watch 5 é o sensor X-Tap. É através deste sensor que este smartwatch avalia uma série de parâmetros de saúde cruciais. E o processo não podia ser mais simples: basta selecionar o recurso no menu, encostar o dedo ao botão dedicado para que, em apenas alguns segundos, saibas os valores da oxigenação no sangue, a rigidez arterial e faças um ECG.
Mas se precisares de mais informações, podes recorrer à funcionalidade X-Tap. Começas por colocar o dedo no sensor X-Tap e segues as instruções dadas no ecrã que inclusive vão ativar o microfone para “ouvir” a tua tosse.
Acabado este pequeno “exame”, o Watch 5 informa-te sobre o batimento cardíaco, variabilidade do ritmo cardíaco, oxigenação no sangue, níveis de stress, temperatura da pele, ritmo sinusal, rigidez arterial e ainda uma visão geral respiratória. O relógio assinala se há ou não anomalias nestes parâmetros e regista todo o histórico na app Huawei Health.
Pagamentos por NFC ativo em Portugal
Outra das vantagens que o Huawei Watch 5 tem para ti é que podes usá-lo para fazer pagamentos NFC em Portugal – em todas as lojas aderentes a este tipo de pagamento, claro.
Para o fazeres apenas tens de associar o teu cartão bancário à aplicação Quicko que já deves ter instalada no teu telefone. E a forma como esta app funciona é semelhante à da mais conhecida Revolut.
Com tudo pronto a funcionar, chegas à loja e, na altura do pagamento, apenas tens de encostar o ecrã do Watch 5 ao terminal bancário. Eu testei e funcionou às mil maravilhas.
Autonomia
Num equipamento que vamos usar 24 horas durante os sete dias da semana, a autonomia é crucial e o Watch 5 da Huawei não desaponta a fornecer uma semana inteira, mediante utilização típica.
Quando falo em utilização típica, refiro-me a monitorização do sono todas as noites, ativação do sensor X-Tap uma a duas vezes por dia e caminhadas de uma hora, duas vezes por semana.
