A Nokia (propriedade da HMD Global), tem feito um excelente trabalho a atualizar os seus equipamentos da linha Android. O mais caricato é que o Android 10 irá chegar a um equipamento quase "ancestral": o Nokia 1.
Este é um dos equipamentos mais modestos e baratos alguma vez lançados pela Nokia, em 2018. O diretor de produto da Nokia, Juho Sarvikas, informou com orgulho que o Nokia 1 irá receber o Android 10 Go Edition.
Esta é uma versão mais leve do Android 10, de forma a que as fracas especificações do Nokia 1 possam tomar partido da nova versão do sistema operativo. Até agora, a atualização está a ser enviada para 13 países, onde Portugal não está incluído para já.
As humildes especificações do Nokia 1
- Ecrã IPS LCD de 4.5 polegadas
- Resolução de 480 x 854
- Processador MediaTek MT6737M de 1.1 GHz
- 1 GB de RAM
- 8 GB de armazenamento interno
- Câmara traseira de 5 MP
- Câmara frontal de 2 MP
- Bateria removível de 2150 mAh
- Lançado originalmente com Android 8.1 Oreo
- Preço de lançamento: 100 euros
Comparado com equipamentos do mesmo valor hoje em dia, as especificações do Nokia 1 são praticamente ridículas. Contudo, é um equipamento que continua a ser atualizado, através dos esforços da Nokia. É claro que o facto de ser um equipamento Android Go também ajuda.
Seja como for, este tipo de situações só nos deixa a pensar: como é que uma Samsung, Huawei ou mesmo Xiaomi estão mais preocupadas em criar as suas personalizações do que atualizar o Android de raíz com mais frequência?
Aproveitamos para te colocar a questão: preferias ter um equipamento com 3-4 atualizações de Android e menos "personalidade" ou manter as coisas como elas estão? Diz-nos na caixa de comentários!
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei vai atacar o Galaxy Z flip com este smartphone
- Executivo da Microsoft mostra o "novo" Surface Duo! O smartphone dobrável Android
- iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max: esta é a diferença de tamanho entre os 3 modelos