Este é o top 3 das melhores consolas de jogos do momento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Agora que a crise de componentes está ultrapassada, as prateleiras das lojas já não têm falta de stock de consolas de jogos.

E Sony, Microsoft e Nintendo continuam a ser o top três das preferências dos jogadores, sendo que cada um dos equipamentos conta com uma vasta oferta de jogos disponíveis. Vamos recordar os pontos fortes das muito amadas PS5, Xbox Series X e Switch.

PS5 continua no topo das preferências dos gamers

PlayStation 5
A PlayStation 5 está disponível em Portugal por um preço a partir dos 549 euros Crédito@PlayStation

A PlayStation 5 da Sony continua a ser a consola preferida da maior parte dos gamers e isso fica a dever-se ao seu forte hardware e não só. No que respeita ao poder de processamento, a consola da Sony é das mais poderosas atualmente disponíveis no mercado.

Por outro lado, controlador DualSense proporciona um feedback intenso que muito agrada aos jogadores, assim como gatilhos adaptativos que alteram as funcionalidades dos botões L2 e R2, consoante as necessidades de cada jogo.

Outro forte argumento de compra é, sem dúvida, o seu catálogo de jogos exclusivos que conta com títulos como God of War: Ragnarök, The Last of Us e ainda a saga de Final Fantasy.

A PlayStation 5 está de tão “boa saúde” no mercado que, algumas fontes estão a avançar que ainda durante este ano, a Sony pode lançar uma nova versão: a PS5 Pro.

Microsoft Xbox Series X: a rival da PS5 que lhe faz muita sombra

Microsoft Xbox Series X/S
Atualmente, a Xbox tem também disponível o modelo Series S, aqui à direita na imagem Crédito@Microsoft

E com uma rival como a Xbox Series X, a Sony terá sempre de batalhar no mercado das consolas. O equipamento Microsoft conta com o serviço Game Pass que fornece acesso a vários jogos bastante interessantes, além de ter como exclusivos os títulos Redfall e Forza Motor Sport.

Outro dos atrativos é a compra cruzada entre títulos disponíveis para Windows e Xbox. Afinal, a maior parte dos proprietários da consola Xbox têm também um PX, certo?

Mais: se a Microsoft conseguir avançar com a compra da Activision, é expetável que a consola venha a ter todo um novo interesse. Daí a Sony estar a lutar tanto para impedir esta aquisição.

Nintendo Switch: a melhor para levar para todo o lado

Nintendo Switch
O modelo OLED da Nintendo Switch tem um custo de 349,99 euros Crédito@Nintendo

Quer seja a variante base ou a variante Lite, a Nintendo Switch é a melhor consola portátil atualmente disponível. Goza de muito sucesso entre as camadas mais jovens de jogadores, exatamente pela sua portabilidade.

Outro dos atributos bastante sedutores desta consola são as competições multijogador. Claro que as outras consolas também dispõem desta opção, mas a Nintendo sempre integrou esta funcionalidade, a pensar naqueles momentos em que vários amigos se juntam para disputar amigavelmente uma competição saudável.

Exemplos de títulos como Mario Kart verbalizam na prática esta ideia da Nintendo e fazem as delícias de todos os fiéis seguidores da Nintendo, desde as camadas mais jovens até aos progenitores e até avós dessas mesmas camadas.

Depois temos a característica da robustez que é um elemento crucial numa consola de transporte fácil. A Nintendo Switch, em especial a sua variante Lite, foi construída a pensar na durabilidade do equipamento e tratando-se das camadas mais jovens este é um atributo quase obrigatório.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt