A Qualcomm apresentou hoje o seu mais recente processador para os smartphones de gama média. Falamos do novo Snapdragon 6 Gen 4 que promete melhorias em todos os aspetos importantes e traz ainda o suporte para Inteligência Artificial.
De acordo com os dados revelados pela norte-americana, este novo processador traz mais desempenho, mais eficiência energética e é o primeiro da sua família a suportar IA generativa. Com efeito, será o processador a procurar neste segmento em 2025.
Snapdragon 6 Gen 4 é o primeiro da linha a suportar funcionalidades de IA
Numa era em que a Inteligência Artificial é cada vez mais importante, não poderia faltar o suporte a esta tecnologia no Snapdragon 6 Gen 4. E a Qualcomm orgulha-se de este ser o primeiro SoC desta gama com suporte para IA generativa.
Todavia, a empresa norte-americana foi parca a especificar o que isso significará para os smartphones de gama média com o seu processador. Ela diz-nos apenas que esta novidade irá redefinir as nossas tarefas diárias, tornando-as mais extraordinárias.
A integração da IA generativa no Snapdragon 6 Gen 4 poderá significar o suporte a funcionalidades de apoio à fotografia, vídeo, assistência em diversas tarefas e texto. No fundo, aquilo que estamos habituados a ver nos smartphones de gamas superiores.
Poder para executar tarefas cada vez mais exigentes
Olhando para as restantes características do Snapdragon 6 Gen 4, a Qualcomm posiciona o seu novo processador como indicado para todo o tipo de utilizadores. Ela enfatiza que este SoC conseguirá lidar com tarefas mais exigentes, seja produtividade, gaming de alto desempenho ou reprodução de vídeo em alta qualidade.
Nesse sentido, a Qualcomm anuncia um aumento de 11% no desempenho global do Snapdragon 6 Gen 4. Tal deve-se ao uso dos novos núcleos Kyro.
No que concerne ao desempenho gráfico, a empresa fala em melhorias de 29% com a sua nova GPU Adreno. O resultado será uma experiência gaming mais suave e tempos de carregamento menores.
Não menos importante é a redução de 12% no consumo de energia face ao seu antecessor. Aliado às baterias cada vez maiores, este processador será sinónimo de mais tempo a usar o smartphone sem necessidade de o carregar.
Feita a apresentação do Snapdragon 6 Gen 4, aguardamos pelo lançamento dos primeiros smartphones equipados com ele. Isso deverá acontecer nos próximos meses, com marcas como a Realme, Honor ou Oppo a confirmar que utilizarão este SoC nos seus equipamentos.
Estamos a oferecer um Xiaomi 14T no Dia dos Namorados
O 4gnews e a Xiaomi estão a oferecer um Xiaomi 14T no valor de 519,99 €! Esta é uma oferta especial para o Dia dos Namorados e podes participar até dia 14 de fevereiro! Não percas tempo e vê como participar no Instagram do 4gnews!