Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este carro elétrico vai usar uma bateria inovadora que faz toda a diferença

O automóvel MG4 está prestes a introduzir uma tecnologia de bateria inovadora, em estado semissólido.

MG4
(via MG)

Ao que tudo indica, a nova geração do MG4 vai ter na bateria uma das grandes estrelas da companhia. O automóvel em questão vai contar com uma nova tecnologia que esperamos que comece a ser adotada, de forma cada vez mais ampla, no mercado.

Na prática, trata-se de uma bateria em estado semissólido, que promete melhorar largamente o dia a dia de quem conduz carros elétricos (VEs). Neste artigo, explicamos-te a razão para tal acontecer.

O que é tão interessante numa bateria semissólida?

Ora, o grande destaque destas baterias tem a ver com um conceito principal: densidade energética. Na prática, com o mesmo tamanho, conseguem que a autonomia seja superior a um modelo com o eletrólito em estado líquido.

A somar a isso, as empresas automóveis também ganham com esta tecnologia, na medida em que estas baterias ficam mais baratas. O caminho do mercado é chegar às baterias em estado sólido, por isso podemos dizer que esta bateria é uma espécie de meio-termo entre a atualidade e o futuro desejável.

Geralmente, as baterias de lítio de hoje em dia estão em estado líquido. Num conceito semissólido, temos partículas sólidas suspensas num líquido condutor. Um ponto onde estas baterias também são melhores é na segurança.

Como referem os nossos colegas da Razão Automóvel, este modelo também é mais seguro e resistente a temperaturas extremas. Por isso mesmo, é um tipo de bateria que gostaríamos de ver implementado de forma global.

E as baterias em estado sólido?

Como dito anteriormente, um dos grandes objetivos no setor automóvel é a massificação das baterias totalmente sólidas. No entanto, as últimas previsões são pouco animadoras, quanto ao timing em que isso poderia acontecer.

Para Wang Fang, cientista do Centro de Pesquisa em Tecnologia Automóvel da China, há quatro grandes obstáculos: canais de condução iónica pouco claros, processos de produção complexos, controlos de segurança inadequados e desafios de fabricar em alto volume.

Numa fase inicial, chegou-se a acreditar que a produção em massa de carros com este tipo de bateria pudesse arrancar em 2026. Para Fang, é possível que ainda falte mais algum tempo do que o previsto.

CIRYCASE Suporte móvel para carro, [sucção ultra poderosa] suporte de telemóvel carro universal
CIRYCASE Suporte móvel para carro [sucção ultra poderosa] suporte de telemóvel carro universal
13,99 €Amazon ES
-30%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.