Estatísticas da Google Play revelam dados interessantes de 2018

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Escusado será dizer que qualquer equipamento Android que seja lançado no mercado, necessita de ter o suporte Google Play. Afinal, as aplicações são a força vital por detrás de qualquer smartphone ou tablet.

Esses dados oferecem algumas estatísticas interessantes, uma delas que mais de 3,000 equipamentos foram lançados em 2018 com suporte Google Play.

Vê também: XDA Developers mostram-nos, por exemplo, que a Samsung é a única fabricante com peso no mercado dos tablets. Tal segmento está abandonado por várias marcas mesmo assim ainda vimos 664 novos modelos em 2018.

Apenas 22 equipamentos em 3,000 possuem o Snapdragon 845

O facto do CPU Snapdragon 845 ter uma presença de 1% no ecossistema Android diz-nos muito. Indica que o volume está na gamas média. Um exemplo disso é o Galaxy A9, com especificações de topo mas munido com um mais modesto Snapdragon 660.

Outro indicador é o facto de apenas 121 aparelhos terem mais de 4 GB de RAM. Contudo, convém sempre ter em consideração o número massivo de equipamentos com Android. Inevitavelmente, a maioria terão especificações mais baixas.

O que mais nos é dito sobre o mundo Android? Temos alguns números das maiores marcas actualmente:

  • A Xiaomi lançou 20 equipamentos, sendo o Mi 8, o flagship.
  • A Huawei lançou 31 equipamentos, liderados pelos P20 e Mate 20.
  • A Samsung lançou 53 equipamentos, com o Galaxy S9 e Galaxy Note 9 à frente.

Isto mostra-nos que a Huawei, Samsung e até mesmo Xiaomi continuam em competição feroz. Ironicamente foi a Xiaomi, conhecida por ter um repertório tão grande, que lançou menos aparelhos em 2018.

Mas e os aparelhos que não tem suporte Google Play? Acredites ou não existem ainda equipamentos a sair com essa lacuna. Maioritariamente provém de fabricantes menos conhecidas que vendem apenas na China.

No entanto, a localização não impede fabricantes como a Huawei ou Xiaomi. Ambas possuem modelos que vem desprovidos de aplicações Google instaladas mas usufruem do certificado à mesma.

Em suma, estas estatísticas ajudam-nos a perceber a realidade do mercado de smartphones, pelo menos por parte do Android. Empresas como Apple tem um modelo de negócio completamente diferente e um sistema muito menos fragmentado.

Editores 4gnews recomendam:

Google Fotos começa a testar novo design para o menu de partilhas

Brawl Stars rende quase 9 milhões de euros em apenas 7 dias

Samsung Galaxy A8s poderá em breve chegar à Europa

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.