Estas são as razões pelas quais a Samsung quer o chip Exynos 2400 no Galaxy S24

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de a Samsung ter equipado todos os modelos do Galaxy S23 com o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, muitos ditaram a morte do chip Exynos.

Mas parece que o processador da Samsung pode renascer das cinzas e ser integrado na próxima série de smartphones de topo da sul-coreana e existem razões fortes para isso acontecer.

Redução de custos pode fazer regressar chip Exynos 2400

imagem do processador Samsung Exynos
Samsung pode fazer regressar o chip Exynos já na próxima série Galaxy S24 Crédito@Samsung

A série Galaxy S23 foi disponibilizada em todo o mundo com uma versão personalizada do processador Snapdragon 8 Gen 2. Com esta linha de smartphones, a gigante sul-coreana rompeu com a tradição de equipar os modelos desta série para o mercado europeu com um chip proprietário.

Na altura de lançamento dos terminais, foram muitas as vozes que ditaram a morte do processador Exynos, mas rumores recentes podem dar um fim diferente a esta história. Algumas fontes estão a sugerir que a nova série Galaxy S24 vai recuperar e incluir o processador Exynos 2400.

Ainda que fosse novamente uma volta de 180 graus na sua estratégia, a Samsung tem fortes razões para o fazer. E o principal argumento é a redução de custos.

Produzindo o seu próprio processador, a Samsung vai conseguir diminuir os custos de produção destes equipamentos. Ainda que mantenha alguns modelos Galaxy S24 a recorrerem ao chip Qualcomm. A marca poderá regressar à estratégia de a Europa receber a série Galaxy S24 com chip Exynos e as restantes regiões do mundo terem os modelos com processador Qualcomm.

Outra razão que poderá levar a Samsung a alterar a estratégia é ganhar poder de negociação com a Qualcomm. Algo que perdeu quando decidiu que seria esta fabricante a equipar todos os modelos do Galaxy S23.

De que forma o regresso do chip Exynos pode beneficiar os utilizadores?

Mas de que forma, o regresso do chip Exynos 2400 à série de topo Galaxy pode trazer benefícios para os utilizadores? Simples, desde logo as regiões que recebam modelos equipados com este processador podem ter preços menos elevados.

A redução de custos na produção destes equipamentos, de alguma forma, irá refletir-se no preço final de venda ao público. Seja com um preço mais acessível do que nas outras regiões ou por apenas por um ajuste no preço inicial face aos modelos anteriores.

Outras fontes apontam ainda para que o modelo base (Galaxy S24) possa trazer outra boa novidade: mais capacidade no armazenamento interno. Ao invés de começar nos 128 GB, começa nos 256 GB sem um aumento extraordinário do custo.

Mais: alguns rumores otimistas sugerem que o processador Exynos 2400 pode fazer frente em desempenho ao Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt