Recentemente, um estudo da URL Genius revelou que o YouTube e o TikTok são as redes sociais que recolhem mais dados do utilizador.
E enquanto o YouTube usa esses dados para seu próprio benefício, o TikTok permite que terceiros recolham também dados do utilizador.
YouTube recolhe dados para benefício próprio
A empresa URL Genius acaba de divulgar um estudo que revela que o YouTube e o TikTok recolhem mais dados de utilizador do que qualquer outra aplicação de rede social. De acordo com a mesma fonte, o YouTube faz essa recolha em benefício próprio enquanto o TikTok permite que terceiros recolham igualmente dados do utilizador.
Por outras palavras,a plataforma de vídeo faz o rastreamento do histórico de navegação u até mesmo da localização para exibir anúncios relevantes para o utilizador. Já a rede social TikTok permite que rastreadores de terceiros recolham também informação do utilizador.
Neste último caso, é difícil especificar que tipo de informação do utilizador é que estas empresas, fora do universo TikTok, coletam e a forma como posteriormente lidam com esses dados.
YouTube e TikTok registaram 14 contactos de rede durante um sessão de utilização
A URL Genius explicou que recorreu à App Activity Recording, disponível em equipamentos iOS, para realizar o estudo agora divulgado. Com esta app, a empresa conseguiu determinar quantos domínios diferentes monitorizam a atividade do utilizador quando este está dentro da rede social. Foram analisados o YouTube, TikTok, Twitter, Telegram, LinkedIn, Instagram, Facebook, Snapchat, Messenger e WhatsApp, durante uma sessão de utilização.
E a empresa constatou que com o YouTube e o TikTok ocorreram 14 contatos enquanto que nos restantes registaram-se apenas seis. A URL Genius também conseguiu estabelecer que 10 rastreadores do YouTube pertenciam à própria plataforma enquanto que no caso do TikTok 13 dos 14 rastreadores pertenciam a terceiros.
É importante referir que a TikTok já veio garantir publicamente que tomou várias medidas, no sentido de proteger a privacidade dos dados de utilizador recolhidos.
Editores 4gnews recomendam: