Android 13 facilita utilização do mesmo equipamento por várias pessoas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A opção de ter várias contas Google configuradas no mesmo equipamento, seja smartphone ou tablet, não é nova. Contudo, com a introdução do Android 13, a alteração de perfis ficará mais simples e acessível.

Após a disponibilização da primeira versão beta do Android 13, rapidamente se começa a conhecer algumas das novidades do novo software. E uma das mais relevantes é precisamente um novo menu para alterar o perfil de utilizador.

Android 13 traz um novo menu para alteração de perfil do utilizador

Tal como revela a 9to5 Google, a Google está a trabalhar num novo menu para a alteração de conta de utilizador. Este estará no ecrã de bloqueio do teu equipamento e está mais acessível e simples que nunca.

Caso o teu smartphone ou tablet com Android 13 tenha várias contas definidas, encontrarás um ícone grande com a foto de perfil com o nome por baixo. Ao carregar no nome, é apresentada uma lista com todas as contas configuradas nesse equipamento.

A partir daí, basta escolher o perfil que pretendes utilizar e introduzir as respetivas credenciais de acesso. Esta nova metodologia é muito mais simples e eficaz que o tímido ícone que aparece atualmente no canto superior do ecrã de bloqueio dos equipamentos Android.

A fonte nota que esta funcionalidade está ainda em fase de desenvolvimento e ainda apresenta alguma instabilidade. Por exemplo, a seta que revela o menu de perfis nem sempre aparece e, por vezes, falha em apresentar esse menu descendente.

Ainda faltam vários meses até que a Google disponibilize a versão final e estável do Android 13. Isso dar-lhe-á tempo para limar esta opção que certamente agradará aos que partilham o mesmo equipamento com outras pessoas.

A revisão desta funcionalidade no Android 13 poderá não ser uma simples coincidência. Ela surge no momento em que a Google começa a dar mais atenção ao comportamento do seu sistema operativo em tablets com o lançamento do Android 12L.

Esses produtos têm uma maior propensão para serem utilizador por vários utilizadores. Com efeito, esta revisão do menu de alteração de perfis pode estar a ser preparado a pensar nesse nicho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Já chegou a primeira versão do Android 13
  • Google vai mesmo obrigar os smartphones a usarem esta novidade do Android 12
  • Mensagens Google recebe novidade incrível para a app de mensagens
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.