Um dos principais anúncios do evento WWDC da semana passada foi a Apple Intelligence. Esta inclui as tão aguardadas funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa norte-americana trará para os seus produtos no outono.
Contudo, conforme avança Mark Gurman, nem todas as funcionalidades ficarão disponíveis ainda este ano. Na verdade, algumas das mais importantes novidades para a Siri só serão lançadas em 2025.
A tão aguardada remodelação da Siri irá começar ainda em 2024 com funções como a sua nova interface e uma linguagem mais natural. No entanto, as mais relevantes serão empurradas para uma futura atualização para o iOS 18. Eis o que só receberás em 2025.
Contexto pessoal
Com esta novidade, a Siri conseguirá retirar contexto de fotografias, eventos do calendário ou mensagens para responder às tuas questões. A Apple exemplificou esta novidade ao responder quando aterra o avião da mãe do utilizador com base nas mensagens e e-mails trocados entre as partes.
Indexação
Com a Apple Intelligence, será possível criar um índice semântico no dispositivo para armazenar dados recuperados de e-mails, imagens, sites que visitas e aplicações que usas.
Controlo de aplicações
Pela primeira vez, a Siri será capaz de controlar funções específicas de aplicações. Por exemplo, ela conseguirá abrir aquele documento em concreto que procuras, mover ficheiros específicos entre pastas, apagar um e-mail ou abrir um site de notícias.
Compreensão do que está no ecrã
Esta é uma das maiores novidades para a Siri que aumentará a sua utilidade para os utilizadores. Ao compreender aquilo que é mostrado no ecrã em cada momento, ela usará essa informação para aceder aos teus pedidos, como adicionar um novo número de telefone a um dos teus contactos.
Outras novidades que chegarão mais para o final de 2024
A atualização para o iOS 18 que será lançada no outono será apenas a primeira fase da implementação da Apple Intelligence nos produtos da empresa. Gurman refere que algumas das funções desta IA só serão lançadas "no final de 2024".
Entre alas inclui-se a possibilidade de organizar e-mails em categorias ou a integração com o ChatGPT. A julgar pelo historial da Apple, estas funções só deverão chegar com o iOS 18.1 ou iOS 18.2, possivelmente em outubro ou dezembro.
Em suma, a Apple irá fasear a disponibilização das suas funcionalidades de Inteligência Artificial. Possivelmente para ter mais tempo para as aperfeiçoar, o que será benéfico para os utilizadores.