O browser Vivaldi foi lançado hoje para Android numa versão Beta. Esta versão irá oferecer a mesma experiência que os utilizadores prezam na versão desktop como o design, rapidez e opções de personalização profunda.
A nível de interface, o Vivaldi opta por manter as opções de navegação na barra inferior do ecrã. Considerando que o Android está a transitar para uma interface sem os botões inferiores, esta é uma escolha de design que faz todo o sentido. Além disso, este interface facilita o uso com uma mão só.
Vivaldi tem algumas funções que não existem no Chrome
O Vivaldi traz algumas opções interessantes de raíz como captura de páginas inteiras em deslize, sincronização de páginas abertas do desktop para o telemóvel e a possibilidade de tomar notas enquanto navegas nas páginas. A Vivaldi promete segurança e personalização a 100% para o utilizador.
O browser Vivaldi é uma espécie de sucessor espiritual ao Opera, pois o seu co-fundador e ex-executivo geral juntaram-se numa equipa para desenvolver e criar o Vivaldi. Desde março de 2019 que o Vivaldi tem 1.2 milhões de utilizadores ativos.
Vivaldi não utiliza servidores da Google para sincronização
Para utilizadores que já tem o Vivaldi instalado no computador e querem sincronizar histórico e marcadores, poderão fazê-lo facilmente na versão Android. A Vivaldi afirma que não utiliza os servidores da Google portanto utilizadores podem ficar tranquilos em relação à 'monitorização' da Google.
Adicionalmente, o Vivaldi incentiva a utilização de vários motores de busca. É possível configurar atalhos na barra de endereços para outros motores como o Bing ou DuckDuckGo. Este último está a ganhar bastante popularidade por supostamente não guardar qualquer informação dos seus utilizadores.
Experimenta o Vivaldi Beta na Google Play Store
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei revela calendário de atualizações para a EMUI 10. Descobre quando a irás receber
- 11 jogos casuais grátis na Google Play Store
- Queres ter conversas realistas com a Assistente Google? Já não falta muito!