Estas duas apps de música drenam a bateria do teu smartphone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Um novo estudo feito pela Nationwide Vehicle Contracts revela que há duas aplicações de música capazes de drenar a bateria do teu smartphone. Ambas as plataformas estão disponíveis na Play Store da Google, mas deves ter em atenção se as instalares. Sabe aqui quais são.

tabela com apps de música que mais consomem bateria
Crédito@Nationwide Vehicle Contracts

Audiomack: a app que mais bateria consome

No estudo efetuado, a Nation Wide Vehicle Contracts provou que a app de streaming de música Audiomack é aquela que consome mais bateria. Numa escala de avaliação de 1 a 20, esta aplicação registou um consumo de 18 pontos.

Esta pontuação dá-lhe o primeiro lugar deste ranking. Mas as más notícias não se ficam por aqui. De acordo com a empresa que realizou este estudo, a app Audiomack tem também acesso a 64% dos dados do utilizador.

Portanto, acumula o título de maior consumidora de bateria, assim como devoradora de dados pessoais. Mas apesar de a sua média de avaliações estar confortável nos 4,8 pontos (em 5), a sua popularidade entre utilizadores não ultrapassa os 57,5, num total de 100. Por outras palavras, não é usada por uma significativa franja de utilizadores.

Spotify: a mais popular entre os utilizadores

Com uma pontuação de 95,1 em 100, a app Spotify é a mais popular e usada entre os utilizadores. É também a segunda app que mais bateria consome e igualmente a segunda com mais acesso a dados.

Mas vamos a números. No consumo de bateria, a plataforma Spotify registou uma pontuação de 15 pontos enquanto no acesso a dados regista 54%. Ainda que esteja algo distante da Audiomack, a diferença diminui se tivermos em conta a popularidade desta plataforma de streaming de música.

Sendo uma das aplicações mais descarregadas e usadas para ouvir música diariamente, era bom que não drenasse a bateria como o faz agora. Por outro lado, era igualmente desejável que não necessitasse de tantos dados sobre o utilizador.

Portanto, se estás à procura de app para ouvir música que não esgote rapidamente a bateria do teu smartphone, é aconselhável a utilização do Apple Music ou YouTube Music.

Tudo porque de acordo com este estudo da Nation Wide Vehicle Contracts, estas duas plataformas de streaming de música têm uma pontuação de 11 pontos no consumo de bateria e de 39% no acesso aos dados do utilizador.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt