
"Oppenheimer", o épico de Christopher Nolan, chegou finalmente ao catálogo português da Netflix. A longa-metragem, que estreou nos cinemas em 2023, foi o grande vencedor dos Óscares do ano passado, tendo conquistado umas impressionantes sete estatuetas: Melhor Filme, Melhor Realizador (Nolan), Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr).
Além disso, também somou três prémios em categorias como Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Banda Sonora Original.
O enredo de Oppenheimer
Com o fim do isolamento dos Estados Unidos da Segunda Guerra Mundial, o proeminente físico teórico norte-americano J. Robert Oppenheimer vê-se encarregue de realizar um milagre. Motivados pelo medo, com os alemães em esmagadora vantagem na corrida para desenvolver a (primeira) bomba atómica, os Aliados dão início ao ambicioso Projecto Manhattan.
Com Oppenheimer no comando, o Laboratório de Los Alamos lidera um esforço governamental ultrassecreto para transformar a teoria numa arma antes que os nazis o façam. No entanto, nada pode preparar o mundo para o resultado da maior aposta científica da história: um programa militar de vários milhares de milhões de euros, bem guardado, para pôr fim a todas as guerras.
Afinal, não se pode confiar em ninguém com uma arma de destruição maciça tão devastadora, nem mesmo os génios. O elenco do filme é soberbo. Nomes como Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Florence Pugh e Robert Downey Jr. fazem deste um dos melhores filmes dos últimos anos.
O que diz a crítica?
No Rotten Tomatoes arrebatou por completo tanto a crítica como o público. Com 93% entre os críticos, conquistou o selo de Fresh. Já no que diz respeito ao público, segue com 91% e com o estatuto de Hot, algo que poucos filmes conseguiram.
"Marca mais uma conquista cativante de Christopher Nolan, que beneficia da prestação excecional de Murphy e de visuais impressionantes", é a opinião unânime dos entendidos.