Asus faz uma pausa na área de smartphones
Ainda que seja mais conhecida pelos seus portáteis, a Asus conta com vários smartphones disponíveis no mercado, como do ROG Phone 9. Mas se estavas à espera de um ROG Phone 10 este ano, podes esquecer.
De acordo com o site Digitimes, a marca de Taiwan decidiu que não vai lançar novos modelos de smartphones em 2026. Segundo a mesma fonte, a Asus terá já comunicado esta pausa às empresas com quem tem parceria e aos seus fornecedores de componentes.
Mas atenção que a marca vai manter o seu departamento de telecomunicações a funcionar normalmente. E isto são boas notícias para os utilizadores. Tudo porque a Asus vai continuar a reparar os equipamentos, se necessário, assim como vai continuar a lançar atualizações para os seus smartphones disponíveis no mercado.
A razão para esta pausa da Asus
E o que levou a Asus a suspender temporariamente os lançamentos de novos modelos? Sim, é exatamente isso que estás a pensar: o aumento dos componentes, em especial da memória RAM.
Para a Asus, as margens de lucro no mercado de smartphones não são assim tão significativas. Ora se um dos componentes cruciais num smartphone torna-se um custo demasiado pesado na produção, só é possível seguir uma de duas soluções: aumentar substancialmente o preço final de venda ao público ou “aguentar” essa despesa, dizendo adeus à margem de lucro.
Para gigantes deste mercado como a Apple e a Samsung, estas opções funcionam, recorrendo a um pouco das duas soluções. Aliás, a Samsung parece inclusive ir optar por uma estagnação no preço da nova série Galaxy S26, suportando o aumento de custos na linha de produção.
Mas para empresas como a Asus que detêm uma quota de mercado substancialmente mais pequena, o suportar os custos não é uma solução financeiramente viável. E por essa razão, em 2026, não teremos nenhum ROG Phone novo.
