A empresa Canalys acaba de divulgar a sua análise do mercado europeu de smartphones referente ao primeiro trimestre deste ano.
A Samsung mantém a liderança, com mais unidades vendidas, mas a grande surpresa é a Realme que registou um aumento de 177% no seu crescimento.
Samsung é a lider incontestada do mercado europeu de smartphones no primeiro trimestre de 2022
A empresa Canalys acaba de divulgar a sua análise ao mercado europeu de smartphones e, sem surpresa, a Samsung ocupa o primeiro lugar com mais unidades vendidas, mais especificamente a marca sul-coreana detém 35% do mercado de equipamentos móveis.
Em segundo lugar, encontra-se a Apple, o que também não surpreende. De acordo com os dados divulgados, a empresa de Cupertino tem uma quota de mercado de 21%, tendo vendido 8,9 milhões de unidades no continente europeu.
A fechar o top três está a Xiaomi. A marca chinesa segue de perto a Apple com 8,2 milhões de unidades vendidas e com uma quota de mercado de 20%. Mas também há mais notícias para a Xiaomi. O primeiro trimestre de 2022 não foi um dos melhores para a marca que perdeu 3% da sua participação no mercado, face ao período anterior.
Realme regista um crescimento de 177% no mercado europeu no primeiro trimestre de 2022
De acordo com a mais recente análise da empresa Canalys, a Realme foi a quarta marca mais popular no mercado europeu no primeiro trimestre de 2022. Com 2,1 milhões de unidades vendidas e com uma quota de mercado de 5%, de forma surpreendente, a Realme cresceu 177%, face ao período anterior.
Este resultado é especialmente relevante, tendo em conta que a oferta de smartphones para o mercado europeu caiu cerca de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em numerário, no ano passado existia uma oferta de 46,4 milhões de smartphones enquanto que este ano o número baixou para 46,4 milhões de unidades.
"A razão desta queda na Europa fica a dever-se ao facto de a Rússia e a Ucrânia terem sido duramente atingidas. As vendas nestes países caíram 31% e 51%, respetivamente, em comparação com o primeiro trimestre de 2021", explicou o analista de pesquisa da Canalys, Runar Bjørhovde.
Nos restantes países europeus, as vendas "caíram apenas 3,5% ano a ano, mostrando que a procura permanece intacta. Mas a guerra em curso levou a inflação a um nível recorde e a confiança do consumidor está a descer. O verdadeiro teste para o mercado de smartphones virá nos próximos dois trimestres; quando o impacto económico da guerra se fizer sentir efetivamente".
Editores 4gnews recomendam: