Esta app pode descarregar a bateria do teu smartphone, e é das mais populares do mundo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

E se te disséssemos que uma app que tens provavelmente instalada no teu smartphone pode, secretamente, matar a bateria do mesmo? Assim poderá acontecer com o Facebook.

Em conversa com o New York Post, o cientista de dados George Hayward afirma que o Facebook pode secretamente descarregar a bateria do teu smartphone nas denominadas práticas “negativas de teste”.

Práticas negativas de teste estarão na origem das acusações feitas ao Facebook

E se te questionas de quem é George Hayward, trata-se de um ex-funcionário do Facebook. Este afirma que terá sido despedido por se recusar a participar neste tipo de testes.

“Eu disse à diretora: ‘Isto pode prejudicar alguém’, e ela disse que, prejudicando alguns, podemos ajudar as grandes massas”, disse. O cientista de dados terá recebido um documento de treino interno com o título “Como executar testes negativos ponderados”, o que fez ‘soar os alarmes’.

facebook

É bom realçar que testes negativos são realizados em muitas destas empresas, visto que todo o tipo de cenários têm de ser acautelados. Pelo que nem sempre será algo necessariamente negativo. O que o Facebook terá feito é cruzar a linha do aceitável.

Para Hayward, drenar de forma deliberada a bateria dos smartphones dos utilizadores pode colocar em risco a vida dos mesmos, já que poderiam ficar incontactáveis em determinadas situações.

Ao termos a bateria descarregada de forma mais rápida, também faz com tenhamos de carregar o equipamento mais vezes. A fonte não refere se esta é prática é feita apenas na app do Facebook, mas também no Instagram, Messenger ou WhatsApp que também pertencem à Meta.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.