Se és daquelas pessoas que não suporta a sensação de ter uma ponta de silicone enfiada no canal auditivo, mas ainda assim queres uns auriculares com boa qualidade de som e cancelamento de ruído ativo (ANC), a tua escolha até agora era muito limitada e cara. Mas a Xiaomi veio baralhar as contas.
Os Xiaomi Buds 5, que chegaram a Portugal por 109,99 € e já se encontram abaixo de 80 €, são a proposta que esperavas. E, depois de os testar a fundo, posso dizer-te que são a melhor alternativa aos AirPods 4. E, muito provavelmente, os melhores auriculares de formato semi-aberto (semi in-ear) que podes comprar nesta faixa de preço.
Design e conforto
O grande trunfo destes auriculares é o seu design. Com um formato semi intra-auricular, eles assentam de forma suave na tua orelha, sem a pressão intrusiva das pontas de silicone. Nos meus testes, usei-os durante horas a fio a trabalhar e a andar na rua e o conforto foi exemplar.
São leves (cada auricular pesa 4,2g) e mantiveram-se sempre seguros no ouvido. A construção é premium, com um acabamento em duas camadas (mate e espelhado) e um estojo de carregamento oval que, embora seja um ímane de dedadas, é robusto e tem um magnetismo forte e satisfatório.
Qualidade de áudio
A qualidade de som de uns auriculares de formato aberto é sempre um desafio, mas a Xiaomi fez aqui um ótimo trabalho. Com drivers de 11mm e aprimoramento da Harman Kardon (Audio EFX), o som é surpreendentemente pujante e detalhado. Para os audiófilos, há suporte para áudio Hi-Res e para o codec Qualcomm aptX Lossless, o que é raro de se ver neste formato e gama de preço.
Não esperes os graves profundos de uns auriculares com isolamento de silicone. Mas para um som equilibrado e nítido no dia a dia, são dos melhores que já testei neste formato. Nas chamadas, os três microfones em cada auricular e a redução de ruído fazem um bom trabalho a manter a tua voz clara.
Cancelamento de ruído
Ter cancelamento de ruído ativo (ANC) em auriculares semi-abertos é raro, mas a Xiaomi conseguiu implementá-lo de forma competente. Não te vai isolar do mundo como uns Sony ou Bose com pontas de silicone. Isso é fisicamente impossível. No entanto, assim que ativas o ANC, sentes uma redução notável dos ruídos de baixa frequência.
Dou-te como exemplo o motor de um autocarro, o ar condicionado ou a ventoinha do teu PC. É um cancelamento de ruído que te dá mais conforto acústico sem te isolar completamente, o que para muitos utilizadores é o ideal.
Bateria e funcionalidades
A autonomia é o seu ponto mais fraco. A marca promete 6,5 horas, mas com o ANC ligado, podes esperar umas mais realistas 5 horas de utilização, o que pode ser curto para uma viagem longa. No entanto, um carregamento rápido de 10 minutos na caixa dá-te mais 2 horas de música. A caixa não tem carregamento sem fios.
No software, a app Xiaomi Earbuds dá-te controlo total. Oodes personalizar os controlos por toque e deslize (sim, tens controlo de volume), ajustar o equalizador ou ativar a ligação multiponto para dois dispositivos. O grande truque é que podes configurar os auriculares para, com um toque longo, começares a gravar áudio diretamente para a sua memória interna. É uma funcionalidade de nicho, mas super útil para gravar lembretes de voz rápidos sem teres de pegar no telemóvel.
Se quiseres saber mais sobre este produto, dá uma olhada na nossa análise completa aos Xiaomi Buds 5. Se queres ainda melhor áudio e cancelamento de ruído, os Xiaomi Buds 5 Pro podem ser o produto que estás à procura.