Espanha bane equipamentos Huawei no Ministério de Defesa!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Ministério de Defesa espanhol emitiu uma ordem que proíbe a utilização dos equipamentos Huawei internamente. Qualquer equipamento da marca chinesa que esteja a ser utilizado para aceder a servidores do ministério serão banidos.

Assim sendo, funcionários que utilizem telemóveis Huawei, não poderão mais aceder a dados do ministério através dos seus equipamentos. Provavelmente terão de adquirir telemóveis de outras marcas para poder continuar a armazenar dados relacionados com o seu emprego.

O Ministério de Defesa espanhol ainda não providenciou justificações para esta decisão. No entanto, se observarmos todo o contexto dos problemas da Huawei até agora, isto provavelmente aconteceu devido às suspeitas de espionagem, iniciadas pelos Estados Unidos.

Os problemas da Huawei parecem estar longe de terminar

O ano de 2019 está a ser um autêntico pesadelo para a fabricante chinesa. A filha do fundador está cativa no Canadá por acusações de espionagem, vários países baniram a sua tecnologia por iguais suspeitas e o problema mais grave: a Google retirou a licença do Android para equipamentos futuros.

O primeiro telemóvel da marca afetado por esta situação foi o Mate 30 Pro, que não possui serviços Google de origem. O equipamento está a ter um desempenho de vendas positivo na China e alguns países da Europa. Contudo, ainda está por ser lançado de forma global e oficial, sendo que em Portugal, ainda não o temos disponível.

Entre licenças renovadas e uma situação "chove não molha" entre os Estados Unidos e a China, a Huawei foi apanhada pelo meio. Caso estes problemas não tivessem ocorrido, é provável que marca tivesse ultrapassado a Samsung em vendas, conforme projetado para 2019 ou início de 2020.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei pode ser número um sem a Google, diz fundador
  • CEO da Huawei acredita que a coluna Sound X venderá mais que a Apple HomePod
  • Huawei Nova 6 tem especificações confirmadas em teste de performance
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.