Chegou a ser um rumor, mas agora podemos dizer que é mesmo oficial. Vai haver uma fusão entre os sistemas operativos ChromeOS e Android, conforme avança um executivo da Google, chamado Sameer Samat.
Este desempenha a função de presidente do ecossistema Android da Google. A informação foi dada pelo próprio, numa entrevista à Tech Radar. Tudo começou com uma pergunta ao jornalista, onde Samat o questionava sobre a razão de usar um MacBook Pro, um Apple Watch e um iPhone.
Um dos objetivos da pergunta era entender as apps que o jornalista do Tech Radar usava para controlar os dispositivos. "Perguntei porque vamos combinar o ChromeOS e o Android numa única plataforma, e estou muito interessado em como as pessoas estão a usar os seus laptops hoje em dia e o que estão a fazendr" - referiu Samat.
O (muito pouco) que sabemos até ao momento sobre esta fusão
Efetivamente, ainda não há muitas informações concretas sobre o que esperar desta “fusão” entre Chrome OS e Android. No entanto, a avaliar pela pergunta, uma coisa é certa: a Google está empenhada em dar um upgrade à relação inter-dispositivos.
Nas palavras de Samat, teremos um novo ecossistema “moderno e encantador”, que ao mesmo tempo será “acessível e familiar”.
Samat acrescenta ainda que “o Android sempre foi focado em permitir que tu personalizasses e personalizasses o teu dispositivo”. A referência duplicada à personalização sugere que o novo ecossistema poderá trazer novidades neste campo.
Nesta fase, ainda não sabemos quando é que a fusão entre ChromeOS e Android irá ficar concluída. Pode demorar meses ou anos, na medida em que o executivo da Google, em entrevista ao Tech Radar, não deu detalhes sobre o cronograma de lançamento.
Depois de revelar o objetivo em juntar o ChromeOS e o Android, é expectável que mais informações vão surgindo ao longo dos próximos tempos.