iPhone 6 frente

Um erro encontrado no sistema iOS está tornar completamente inutilizável os iPhones 6. Este erro chama-se error 53 e acontece quando o software de um iPhone 6 que foi reparado em lojas não oficiais é atualizado para o iOS 9. O dispositivo bloqueia e deixa de poder ser utilizado.

Quando o botão home, que tem o sensor de identificação por impressão digital é substituído ou o ecrã é reparado por alguém não autorizado pela Apple, surge um erro grave no telemóvel e que apenas é revelado quando o sistema operativo é atualizado. O mesmo acontece quando o botão home deixa de funcionar e não é arranjado antes da atualização. Acredita-se que este erro apenas atinge o iPhone 6.

   

Este bloqueio torna o iPhone um pisa-papéis bem caro. Com este erro, torna-se impossível retirar qualquer dado ou informação guardada no telefone.

Vê também: Este é o Apple iPhone 7 dos teus sonhos [concept]iPhone 6

Segundo se sabe, o problema ocorre se o reparador mudar o botão de início ou o cabo. Quando o software é actualizado, o telefone verifica se os componentes originais ainda estão a ser utilizados e, se não estiverem, bloqueia o telefone.

Uma porta-voz da Apple afirma que há uma ligação entre os dados da impressão digital e o sensor do botão. Quando o iPhone é reparado por serviços oficiais da Apple e é necessário uma mudança do sensor, a ligação é alterada e actualizada. “Quando o iOS deteta que a ligação falhou” o software é desactivado para proteger o telefone.

Até ao momento, apesar das muitas queixas por parte dos utilizadores, não há solução para o erro (pelo menos, oficial). Contudo, muitos utilizadores da internet afirmam que conseguiram eliminar este erro e trazer o seu iPhone de volta à vida através da reinstalação do firmware deste dispositivo.

Talvez queiras ver: