Erro de software no Xiaomi Redmi K30 Pro deixa os fãs a sonhar! Mas a Xiaomi já desfez esse sonho!

Filipe Alves
2 comentários

Muitos utilizadores do novo Xiaomi Redmi K30 Pro tinham reportado que a variante do smartphone com 6GB de memória RAM e 128GB de memória interna indicava que o seu equipamento tinha RAM LPDDR5 em vez da revelada LPDDR4x.

A felicidade era muita, até porque a RAM LPDDR5 é consideravelmente superior à "4x" e só está presente nos smartphones topo de gama (sérios topo de gama).

Xiaomi refere que o Xiaomi Redmi K30 Pro não traz RAM LPDDR5

Xiaomi Redmi K30 Pro

Contudo, o sonho durou pouco. Isto porque a Xiaomi teve de vir a público dizer que essa informação está errada e é um problema de software que será resolvido em brevre. Ou seja, o smartphone conta com a RAM LPDDR4x.

Principais melhorias da RAM LPDDR5

Este tipo de RAM, como referi, só está presente em alguns equipamentos. O Xiaomi Mi 10 Pro, por exemplo, é um deles. Para já, só os modelos com 12GB de RAM é que se podem gabar de ter esta nova variante.

A nova RAM dá ao utilizador uma velocidade consideravelmente superior ao modelo anterior "4x". Para ser mais concreto, testes revelam que a LPDDR5 é 1.5x superior à antecessora.

Mas não é só na potência que a LPDDR5 é superior. Na eficiente também o é. Ou seja, o componente consegue fazer mais e gastar menos autonomia no smartphone.

Por fim, a LPDDR5 é também consideravelmente mais cara que a "4x". Certamente por isso é que vemos apenas nos smartphones que tem um valor superior.

Diferença de RAM não é dramática

Ainda assim, vale a pena salientar que a diferença entre as RAM's não é dramática. Terás toda a potência que precisas no Xiaomi Redmi K30 Pro mesmo sem a LPDDR5.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.