Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Epic Games vence batalha: Google vai mudar a Play Store

O processo que opõe a Google à Epic Games está prestes a terminar após ambas as empresas chegarem a um acordo. Mas para isso a Play Store vai mudar.

Epic Games Google

Tudo começou em 2020 quando a Epic Games acusou a Google e a Apple de práticas monopolistas quando ambas as empresas removeram o Fortnite das suas lojas. Após longos anos de batalhas em tribunal, a Google e a Epic Games chegaram a acordo.

O acordo já foi confirmado por Sameer Samat, presidente do ecossistema Android. Conforme avança o executivo, este entendimento trará mudanças para a Play Store e Android, flexibilizando as regras definidas pela empresa.

Exciting news! Together with Epic Games we have filed a proposed set of changes to Android and Google Play that focus on expanding developer choice and flexibility, lowering fees, and encouraging more competition all while keeping users safe. If approved, this would resolve our…

— Sameer Samat (@ssamat) 5 de novembro de 2025

O que vai mudar na Play Store e no Android

De acordo com informações avançadas pela Reuters, este acordo traz várias mudanças nas taxas aplicadas na Play Store. Teremos ainda uma maior facilidade para instalar lojas de aplicações alternativas à da Google.

Aquilo que os utilizadores mais sentirão é precisamente o último tópico. Segundo o acordo alcançado entre a Google e a Epic Games, a primeira compromete-se a simplificar a instalação de lojas de aplicações alternativas à sua.

Esta mudança acontecerá com o lançamento da próxima grande versão do seu sistema operativo, ou seja, com o Android 17. Na prática, qualquer empresa terá a possibilidade de proporcionar o download da sua loja diretamente do seu site.

A fonte fala na instalação de uma loja de aplicações diretamente de um “site clicando num único ecrã de instalação da loja usando linguagem neutra”. Esta regra estará em vigor, pelo menos, até 30 de junho de 2032.

Os programadores poderão oferecer métodos de cobrança alternativos ao sistema de faturação da Play Store. Isto abre porta a valores mais económicos, já que as taxas impostas pela Google podem ser evitadas.

Numa perspetiva mais vocacionada para os programadores, a Google concordou ainda em diminuir as taxas aplicadas nas transações. A até agora tradicional taxa de 30% irá baixar para os 9% ou 20%, dependendo do tipo de transação.

A taxa de 9% passará a ser aplicada em itens que não ofereçam vantagens aos jogadores, como skins para o Fortnite. Já a taxa de 20% será aplicada em todas as transações que tragam vantagens para os jogadores. No caso de ser um misto de ambos os tipos, será aplicada a taxa maior.

Tanto a Google como a Epic Games congratulam-se com este acordo. O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, não poupa elogios a esta proposta e diz tratar-se de um acordo abrangente que contrasta com a posição fechada da Apple.

Este acordo ainda terá de ser aprovado pelo juiz, algo que deverá acontecer nos próximos dias. Após a sua aprovação, saberemos mais pormenores sobre quando entrará em vigor.

Promoção do dia

XIAOMI Smartband 10
XIAOMI Smartband 10AMOLED 1,72”, 150+ modos, monitorização de saúde, até 21 dias
39,89 €Amazon
49,99 €-20%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.