É difícil encontrar uma bicicleta elétrica que acuda às necessidades dos utilizadores, e mesmo assim consiga manter um preço relativamente atrativo. Nos últimos dias tive oportunidade de testar a Engwe EP-2 Pro, para tentar perceber se seria este o modelo a conseguir isso.
Trata-se uma bicicleta elétrica diferente de outras que já testei. Não apenas no seu aspeto, mas também no seu preço. De base custa 999 €, e tem características que impressionam. Mas será que isso chega para ser a melhor bicicleta elétrica abaixo dos 1000 €?
Neste artigo trago-te a minha experiência com a Engwe EP-2 Pro. Como é conduzi-la, como é a sua autonomia. E, claro, como é levá-la a oferecer-nos todo o seu potencial.
Unboxing e primeiras impressões
Para uma bicicleta elétrica com um peso de 32 kg, esperava um unboxing e montagem mais complicado. Esta chega numa caixa bastante pesada, mas montá-la em condições pode demorar-te apenas entre 20 a 30 minutos, dependendo da tua experiência.
Como podes ver na imagem abaixo, esta chega-nos às mãos com a roda e guarda-lamas frontal por montar. Depois disso, é necessário montar o guiador, a luz frontal, o porta-bagagens e a luz traseira que vai assentar neste. É, claro, necessário apertar os pedais e encaixar o selim no sítio indicado.
Toda esta montagem pode ser feita com recurso às peças que a própria marca fornece na embalagem. Também na própria embalagem chega um manual de instruções, e o transformador que conta com uma ventoinha no interior.
É importante verificar que os parafusos do guiador ficaram bem apertados antes da primeira viagem. O mesmo é válido para a verificação dos travões e velocidades que podem necessitar de alguns ajustes.
As primeiras impressões são de que o tamanho desta bicicleta impressiona, e nesta cor preta ‘grita’ imponência. Já encontrei mais que uma pelas ruas, o que significa que os utilizadores estão atentos. Mas vamos aos testes.
Principais características da Engwe EP-2 Pro
- Bateria removível de 48V 13Ah
- Autonomia prometida de 100-120km com assistência à pedalarem e 50-60km em modo totalmente elétrico
- Carrega em 4.3 horas até 100%
- Dobrável em três passos
- Pneus de 20 por 4 polegadas
- Motor poderoso de 750W
- Velocidade máxima de 25 km/h (sem ser desbloqueada) ou 45 km/h (desbloqueada)
- Cruise Control
- Travões de disco mecânicos Tektro
- Caixa de 7 velocidades Shimano
- Carga máxima de até 150 kg
- Peso da bicicleta: 32 kg
- Quadro em liga de alumínio
- Suspensão frontal ajustável
- Ecrã LCD
- Luz frontal e traseira (com indicador de travagem)
- Rack incluído
- Incluído na caixa: Engwe EP-2 Pro, carregador, porta-bagagens, ferramentas de montagem e manual de instruções
Como é guiar a Engwe EP-2 Pro
A sensação inicial de pegar pela primeira vez nesta Engwe EP-2 Pro é de puro divertimento. Pela sua potência, o motor pode parecer algo nervoso até nos habituarmos. Mas sempre que a pego, a felicidade é garantida.
Esta conta com 5 modos de assistência à pedalagem, e um acelerador no punho direito que vem desativado para efeitos legais. Também me chegou às mãos limitada a 25 km/h, que é o limite legal de velocidade na União Europeia para assistência à pedalagem neste tipo de veículos.
Os meus primeiros tempos de condução com a Engwe EP-2 Pro foram à velocidade legal e a usar apenas até ao modo 3 de assistência à pedalagem. E a experiência foi bastante prazerosa.
A condução é bastante suave, graças a estes pneus de 20 por 4 polegadas - os chamados ‘flat tire’. Juntar a isto a suspensão frontal adaptável, e temos uma bicicleta preparada os buracos que tantas vezes encontramos nas estradas portuguesas.
Essa mesma suspensão e pneus também te vai ajudar se fores aventureiro. Em percursos fora de estrada, mesmo com alguma areia ou brita, esta também se revelou bastante competente.
O selim, há que dizê-lo, para uma bicicleta deste preço é bastante confortável. Para isso ajuda o seu material suave, mas também os pequenos amortecedores na parte de baixo.
São 7 as velocidades com caixa da Shimano nesta Engwe EP-2 Pro. Estas revelam-se efetivas, embora não tenha sentido muita necessidade de sair das velocidades mais altas durante os vários passeios.
É bom realçar que esta tem travões de disco mecânicos. Estes fazem bem o seu trabalho, mas deves ter em conta que poderão não ser tão eficientes como sistemas hidráulicos mais caros.
Falar da Engwe EP-2 Pro é falar de um verdadeiro portento em subidas. O seu motor de 750 W faz com que não tenha tido dificuldade em enfrentar qualquer subida usando o modo 2 ou 3 de assistência à pedalagem.
Se noutras bicicletas podes ter dificuldade em enfrentar determinadas subidas, aqui tens potência que não te deixa na mão. E em ambiente controlado, podes tirar todo o potencial desta bicicleta elétrica.
Através das definições da bicicleta, é possível desbloquear o “acelerador” situado no punho. Isso faz com que possa ser usada como uma espécie de mota, não havendo necessidade de pedalar.
É também com este “acelerador” que entra em ação a funcionalidade de Cruise Control. Após o usares durante 8 segundos, podes largar e desfrutar da viagem nessa velocidade. Assim que acionares o travão, este desativa imediatamente o Cruise Control por segurança.
E sim, caso queiras experimentar todo o potencial desta Engwe EP-2 Pro podes desbloqueá-la nas definições para a obtenção da sua velocidade máxima. É aí que entram em ação os modos de assistência 4 e 5.
Experimentei esta opção em ambiente controlado, fora de estrada, e posso dizer-te que conseguiu chegar aos 48,8 km/h em linha reta. Pode ser feito com alguma assistência à pedalagem, ou simplesmente com o “acelerador”.
Contudo, deves ter em conta que o limite legal para velocidade máxima deste tipo de veículos em Portugal é de 25 km/h. Pelo que qualquer desbloqueio e assistência à pedalagem, além dessa velocidade, é da tua inteira responsabilidade.
Ainda sobre a condução, há que elogiar os punhos desta EP-2 Pro. Estes têm uma ótima aderência às mãos, e revelam-se confortáveis. O facto de ter guarda-lamas também ajuda bastante a evitar alguma sujidade que possa chegar ao quadro ou mesmo ao utilizador.
Porque nem sempre se guia durante o dia, há que elogiar o desempenho das suas luzes durante a noite. A luz traseira é simplesmente a melhor que já testei numa bicicleta.
Além de ter um tamanho considerável, ligada e desligada sinaliza os outros condutores que está a travar. A luz frontal é colocada por cima do para-lamas, e tem também uma boa luminosidade para os teus passeios noturnos.
Como é a autonomia da Engwe EP-2 Pro
Autonomia é aquela questão a que vou responder sempre “depende”. E no caso Engwe EP-2 Pro. Pelos meus testes, temos uma autonomia bastante satisfatória se pretendes que este seja o teu veículo do dia a dia.
A usar a assistência à pedalagem, entre os modos 1 e 3, diria que temos autonomia suficiente para 50 a 60 km. Já se quiseres ‘brincar’ no modo totalmente elétrico, diria que terás autonomia para cerca de 30 km.
Como sempre, isto vai depender do peso do utilizador (eu peso pouco mais de 60 kg), mas também do tipo de trajeto que vais fazer com ela, seja a nível de piso ou inclinação. E claro, a temperatura também pode ser importante.
Sobre a sua bateria, esta pode ser facilmente recarregada entre 4 a 4 horas e meia. Podes carregá-la diretamente na bicicleta, ou deixá-la na garagem e retirar apenas a bateria para carregar em casa. O carregador conta com uma ventoinha para evitar sobreaquecimento.
O sistema de segurança da Engwe EP-2 Pro
Esta mesma bateria estará sempre segura pelo sistema clássico de chaves (duas incluídas na caixa) da Engwe EP-2 Pro. Isto significa que, para retirar a bateria do quadro, é necessário ter a chave. Pelo que não tens de preocupar com roubos nesse sentido.
Para ligar a parte elétrica desta bicicleta, também é necessário usar a chave que colocas no quadro. O que significa que se te roubarem a Engwe EP-2 Pro, só poderão ter acesso a esta maravilha elétrica, se levarem a chave também.
Quanto a mim, é uma abordagem diferente das de códigos mas que é também bastante válida. Chegas com a chave, e facilmente tens a assistência elétrica pronta a funcionar.
O único ponto menos bom é a localização escolhida pela Engwe para colocar a chave. Esta acaba por ficar numa zona inferior central do quadro, com alguns fios por perto, como podes ver nas imagens.
Como é a construção, design e peso da Engwe EP-2 Pro
É neste momento que há que falar da construção, design e peso desta bicicleta. Temos um quadro em liga de alumínio, que para o preço se destaca pela sua construção robusta.
Temos vários pormenores de segurança. No guiador, por exemplo, temos uma patilha que reforça o sistema de dobragem do mesmo. Também na zona de dobragem central do quadro temos uma patilha para segurança redobrada.
Regra geral, temos uma bicicleta robusta e bem construída para o preço. Os guarda-lamas são competentes, e não são construídos em plástico como outros. Mas podem precisar de alguns acertos para evitar ruídos parasitas.
Os pneus são um ponto bastante positivo. Sim, são dos componentes que mais acrescentam peso a esta bicicleta. Mas o que se ganha em qualidade de condução é inegável. O facto de trazer porta-bagagens (rack), é um grande ponto positivo, se quiseres carregar algo.
De coisas menos boas, há a apontar a questão do posicionamento da chave que preferencialmente poderia ser no guiador. Mas podes ficar descansado que fica bem segura mesmo virada para baixo.
Além disso, também há vários cabos expostos ao longo da estrutura. O que acaba por se entender tendo em conta o preço atrativo. Também seria interessante ter algum tipo de fixação embutida (magnética, por exemplo) quando esta se encontra dobrada.
Como é o ecrã da Engwe EP-2 Pro
O ecrã LCD da Engwe EP-2 Pro é do melhor. É suficientemente grande, e foi desenhado para se ver com grande nitidez mesmo com bastante luz a incidir. Neste vais poder conferir todas as informações necessárias.
Tens o nível de bateria na parte superior, a velocidade a que vais ao centro, e abaixo podes ter informações como o trajeto percorrido na última viagem ou todos os quilómetros já feitos pela bicicleta. É aí que vês também o nível de assistência que estás a usar
Este ecrã é apoiado por cinco botões. O “+” e o “-“ mais visíveis nas imagens servem para, por exemplo, alternares facilmente entre níveis de assistência. Tens também o botão de ligar/desligar, e os laterais que podes usar para outras operações como ligar as luzes.
Diria que, neste campo, temos uma experiência bastante sólida. Poderia existir uma app, mas sinceramente é menos uma coisa a instalar no smartphone e agradeço.
Conclusão sobre a Engwe EP-2 Pro
Construção e aspeto robusto. Não deixa ninguém indiferente, e faz rodar muitas cabeças na rua. É uma bicicleta elétrica que levanta bastante curiosidade das outras pessoas, e não é para menos.
É ideal para usar no dia a dia em cidade, pelo conforto que se tem durante a condução. Mas não se nega a qualquer subida, e mesmo a terrenos mais complicados.
Dentro da assistência à pedalagem de 25 km/h temos uma autonomia considerável, capaz de deambular entre os 50 e os 60 km nos meus testes. Os mais aventureiros podem desbloqueá-la e fazer uso do “acelerador” e potencial para chegar acima dos 45 km/h.
Não é perfeita, claro. Embora dobre e possa ser colocada mais facilmente na bagageira de um carro, os 32 kg fazem-se sentir. Falta também uma fixação para essa dobragem. É bom teres em conta que tem também muitos cabos visíveis, e a zona da chave poderia ser outra.
Pesando todas as suas características, é a bicicleta elétrica mais divertida que já testei, tendo em conta o seu preço. Se é a melhor bicicleta elétrica que já testei abaixo dos 1000 €? Muito provavelmente sim.
Disponibilidade da Engwe EP-2 Pro
O seu preço base é de 999,99 € na Europa no site oficial da Engwe. Caso sejas novo utilizador no site da Engwe, tens ainda um desconto adicional de 2% usando o código "Newengweeu".
De realçar que os envios são feitos a partir de um armazém na Polónia, pelo que não te deves preocupar com problemas de alfândega. Após a compra, a marca refere que vai chegar às tuas mãos entre 7 a 10 dias úteis.
Autonomia prometida de 100-120km com assistência à pedalarem e 50-60km em modo totalmente elétrico
Pneus de 20 por 4 polegadas
Motor de 750W
Velocidade máxima de 25 km/h (sem ser desbloqueada) ou 45 km/h (desbloqueada
A 4gnews atribui à Engwe EP-2 Pro uma pontuação de 4,5 estrelas em 5 possíveis.
Editores 4gnews recomendam: