Uma empresa chamada Sightful surpreendeu o mercado de tecnologia este mês com o seu primeiro lançamento: um computador sem ecrã. Numa reviravolta bem futurística no design habitual do portátil como conhecemos há alguma décadas, a empresa criou um portátil que funciona com um teclado com rato integrado e... óculos de realidade aumentada.
O revolucionário Spacetop G1
Conforme é possível ver no anúncio acima, o inovador Spacetop G1 eliminou por completo o ecrã tradicional do portátil. Com a utilização dos óculos de realidade aumentada, contudo, o utilizador tem acesso a um ou mais amplos ecrãs de forma discreta.
E no que essa proposta diferencia-se, por exemplo, do que a Apple trouxe com os seus Vision Pro? Como um dispositivo isolado, o Vision Pro oferece bem mais, contando com suas próprias aplicações. A sua utilização para substituir o ecrã do MacBook, entretanto, acaba por sem menos prática e mais "pesada" do que o Spacetop G1.
Ao eliminar o ecrã físico do computador, a Sightful reduziu de forma significativa o peso do dispositivo. E mesmo os óculos, fruto da parceria com a empresa de óculos AR XReal, são bem mais leves que o Vision Pro (e sem a aparência meio astronauta). Os óculos do Spacetop G1, na verdade, parecem estilosos Ray Ban.
O que talvez desanime um pouco para alguns nesta primeira versão do Spacetop G1 é que o dispositivo não executa aplicações Windows ou Mac nativamente, corre uma versão personalizada do Android. Por outro lado, já há aplicações para os principais programas que utilizamos nos computadores. O preço de US$ 1.900 também parece um tanto quanto audacioso. Apesar disso, a praticabilidade, a privacidade e a inovação são inegáveis.