Empresa de Elon Musk cria Inteligência Artificial que cria Fake News

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa OpenAi de Elon Musk criou um mecanismo de Inteligência Artificial (AI) que consegue gerar Fake News (notícias falsas) de forma inacreditável.

O comunicado foi feito mas referido que a Inteligência Artificial é poderosa demais para mostrar ao público, assim sendo, decidiram disponibilizar algumas das ferramentas a investigadores de forma a que estudassem o problema. Contudo, ainda assim, disponibilizaram um dos textos online.

Este texto publicado pela Inteligência Artificial foi-lhe dada uma pequena história de um parágrafo e conseguiu tornar numa das histórias mais impressionantes em apenas 10 tentativas. Imagina o que poderá ser feito com mais tentativas.

OpenAI é uma empresa de Elon Musk que nos quer precaver dos riscos da Inteligência Artificial

A história é começada por um humano em que diz que foram encontrados na Argentina Unicórnios que falavam Inglês. O objetivo da Inteligência Artificial era criar um texto em que desenvolvesse a história de forma a tornar mais real. Pois bem, até citações de "cientistas" a AI inventou.

Assim sendo, olhemos um pouco para a história que podes ler na integra abaixo.

Humano: "Numa descoberta chocante, um cientista descobriu uma manada de unicórnios a viver num remoto vale anteriormente inexplorado, na Cordilheira dos Andes. Ainda mais surpreendente para os pesquisadores foi o fato de que os unicórnios falavam inglês perfeito."

Inteligência Artificial: "O cientista nomeou a população, depois de seu chifre característico, o Unicórnio de Ovídio. Estes unicórnios de quatro chifres e branco-prateado eram anteriormente desconhecidos para a ciência. Agora, depois de quase dois séculos, o mistério do que desencadeou esse estranho fenômeno está finalmente resolvido."

"Dr. Jorge Pérez, um biólogo evolucionário da Universidade de La Paz, e vários companheiros, estavam explorando a Cordilheira dos Andes quando encontraram um pequeno vale, sem outros animais ou humanos. Pérez notou que o vale tinha o que parecia ser uma fonte natural, cercada por dois picos de rocha e neve prateada." (...) "Pérez e seus companheiros ficaram surpresos ao ver a manada de unicórnios. Essas criaturas podiam ser vistas do ar sem ter que se mover muito para vê-las - elas estavam tão perto que podiam tocar seus chifres."

História criada na íntegra pela Inteligência Artificial da OpenAI, empresa de Elon Musk

A história continua com um inglês perfeito e longe de parecer algo inventado. Não fosse a história sobre unicórnios, questionava-me até que ponto é que podia, ou não, ser real.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Mi 9 Explorer Edition: Vídeo e mais informações do smartphone

Abrir o carro com os olhos? A Apple está a pensar nisso

Preço do Galaxy S10+ de cerâmica deixa qualquer um (s)em sentido

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.