A dica foi deixada pelo magnata norte-americano no mês passado e agora chega a confirmação oficial por parte da empresa. O X (ex-Twitter) acaba de apresentar uma subscrição para novos utilizadores à qual chama "Not a Bot".
A novidade foi dada através do perfil de suporte do X e confirma que quem quiser juntar-se agora à rede social terá de pagar para aceder a algumas das suas funções principais. Para tal, será exigido um pagamento anual equivalente a 1 dólar.
X (ex-Twitter) cobrará 1 dólar anual a novos utilizadores
Doravante, todos os novos utilizadores do X terão de pagar para poder usufruir desta popular rede social. Embora o valor exigido seja quase simbólico, facto é que o X perdeu a sua entidade gratuita e temos efetivamente de pagar um valor para usufruir de algumas das suas funções.
Com esta medida, será exigido aos utilizadores a confirmação do seu número de telefone. Será apenas mediante este passo que os novos utilizadores poderão fazer publicações (tweets), republicações, marcar favoritos e dar likes.
Em todo o caso, continuará a haver uma modalidade gratuita de utilização do X, porém, com sérias limitações. Em rigor, quem não quiser pagar pelo X estará limitado e um modo só de leitura.
Importa sublinhar que esta medida aplicar-se-á apenas a novos utilizadores do X. Os responsáveis pela rede social confirmaram que àqueles que já têm uma conta não lhes será exigido nenhum valor monetário, pois esta medida não almeja ser um gerador de lucro.
Modalidade de subscrição visa acabar com o flagelo dos bots na rede social
Tal como o nome desta modalidade de subscrição sugere, o seu objetivo é acabar com a presença de bots na rede social. Esta tem sido uma das maiores batalhas de Elon Musk desde que assumiu o controlo do então Twitter.
"Este novo teste foi desenvolvido para reforçar os nossos já significativos esforços para reduzir spam, manipulação da nossa plataforma e atividade de bots. Isso avaliará uma medida potencialmente poderosa para nos ajudar a combater bots e spammers no X, enquanto equilibra o acesso à plataforma com uma pequena taxa."
Ainda em fase de testes, o modo de subscrição "Not a Bot" do X está apenas disponível em dois países. Os escolhidos para este projeto-piloto foram a Nova Zelândia e as Filipinas.
Para já, ainda nada foi dito sobre a alargamento desta medida a outros países. Todavia, é melhor começar a mentalizar-nos que, eventualmente, todos poderemos ter de pagar para poder continuar a usar esta rede social.
Editores 4gnews recomendam:
- YouTube declara guerra aos utilizadores de extensões AdBlock
- Google Play Protect tem novo sistema de combate ao malware no Android
- ChatGPT tem agora acesso total à Internet mas será que compensa?