A Carta de Condução ganha um novo design para 2021, com um look renovado para incorporar melhorias de design. O novo modelo já está disponível para os cidadãos em Portugal e pode ser consultado, na íntegra, ao longo do presente artigo.
Sem romper com o modelo anterior, o novo padrão para a carta de condução em Portugal tem um design inovador, nas normas definidas a nível europeu. O novo aspeto também incorpora uma melhoria e uma validação de segurança.
O novo modelo da Carta de Condução em Portugal
O novo design agrega várias técnicas de impressão offset e serigrafia. Assim combinando um aspeto visual do fundo mais harmonioso com motivos anti-cópia - guilhoches, microtextos e linhas de espessura variável-, impossíveis de reproduzir por meios convencionais. Este é uma das principais medidas de segurança no modelo da Carta de Condução.
Mais ainda, outro elemento que agora reveste maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular MLI (em inglês “multiple laser image”). Elemento em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento.
Aliás, neste novo modelo vai ser ainda possível incluir, no verso, a habilitação de conduzir veículos agrícolas representado através de um trator.
O novo aspeto do verso da Carta de Condução
O novo modelo de carta prepara o caminho do mundo físico para o digital, através da introdução de um código de barras bidimensional (QR Code). Note-se a inclusão do mesmo no canto inferior no verso da carta.
Algo que pode ser facilmente lido através de um smartphone, que aponta para as funcionalidades do IMT - online. Este é o novo padrão da carta, já disponível em Portugal com as melhorias de segurança a serem um dos principais destaques.
A história da Carta de Condução em Portugal
A Carta de Condução em Portugal é produzida na Imprensa Nacional – Casa da Moeda desde a década de 60. Trata-se de um documento que conta, até aos dias de hoje, com inúmeras alterações.
Desde o material aos sistemas de segurança como os hologramas, passando por mudanças na informação apresentada, como foi o caso do desaparecimento da morada do condutor no documento.
Os inúmeros elementos que a compõem têm sido ao longo dos anos renovados de forma a garantir a segurança do documento e dos dados numa área tão relevante.
Editores 4gnews recomendam: