EDP foi vítima de ataque ransomware! Hackers reclamam resgate de 10 milhões de euros

Vitor Urbano
Comentar

Ao longo dos últimos anos, foram muitos os casos de ataques informáticos realizados por hackers que, recorreram a um ransomware para ganhar acesso aos computadores de empresas, deixando-as "fora do sistema". O mais recente ataque foi reportado ontem pela EDP, que foi vítima de um ataque informático que envolveu a utilização do perigoso malware Ragnar Locker.

Este é um dos mais recentes ransomwares, sendo muito mais eficaz no roubo de informações criticas, sendo apenas exposto depois de já ter feito o download de toda a informação desejada. Uma vez exposto, como vários outros malwares desta categoria, deixou os computadores da empresa inutilizáveis, visto que não conseguem recuperar o acesso aos mesmos.

EDP Ransomware ataque 10 milhões

10 milhões de euros é o que poderá custar à EDP para manter os seus segredos protegidos

Depois de roubarem todas as informações confidenciais e cortado o acesso da EDP aos seus computadores, o grupo de hackers responsável pelo ataque recorreu a um fórum na Dark Web para publicar as suas demandas. De acordo com as informações publicadas, conseguiram obter mais de 30TB de informação, onde grande parte da mesma é considerada sensível.

Para conseguirem recuperar estes dados, a EDP terá de pagar um total de 1580 bitcoins ao grupo de hackers, que atualmente corresponde a sensivelmente 9,6 milhões de euros.

Os hackers concederam à EDP um total de 20 dias para procederem com o pagamento, que caso não aconteça, irá resultar na exposição dos dados recolhidos em vários jornais e blogs. Além disso, prometeram ainda aos dirigentes da EDP que irão entrar em contacto com clientes, fornecedores e concorrentes, de forma a partilhar informação privada coletada pela EDP.

Não existem ainda informações sobre como a EDP poderá responder a este ataque, tendo sido apenas revelado que estão a preparar uma resposta em conjunto com as entidades competentes.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.