EDP foi vítima de ataque ransomware! Hackers reclamam resgate de 10 milhões de euros

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo dos últimos anos, foram muitos os casos de ataques informáticos realizados por hackers que, recorreram a um ransomware para ganhar acesso aos computadores de empresas, deixando-as "fora do sistema". O mais recente ataque foi reportado ontem pela EDP, que foi vítima de um ataque informático que envolveu a utilização do perigoso malware Ragnar Locker.

Este é um dos mais recentes ransomwares, sendo muito mais eficaz no roubo de informações criticas, sendo apenas exposto depois de já ter feito o download de toda a informação desejada. Uma vez exposto, como vários outros malwares desta categoria, deixou os computadores da empresa inutilizáveis, visto que não conseguem recuperar o acesso aos mesmos.

10 milhões de euros é o que poderá custar à EDP para manter os seus segredos protegidos

Depois de roubarem todas as informações confidenciais e cortado o acesso da EDP aos seus computadores, o grupo de hackers responsável pelo ataque recorreu a um fórum na Dark Web para publicar as suas demandas. De acordo com as informações publicadas, conseguiram obter mais de 30TB de informação, onde grande parte da mesma é considerada sensível.

Para conseguirem recuperar estes dados, a EDP terá de pagar um total de 1580 bitcoins ao grupo de hackers, que atualmente corresponde a sensivelmente 9,6 milhões de euros.

Os hackers concederam à EDP um total de 20 dias para procederem com o pagamento, que caso não aconteça, irá resultar na exposição dos dados recolhidos em vários jornais e blogs. Além disso, prometeram ainda aos dirigentes da EDP que irão entrar em contacto com clientes, fornecedores e concorrentes, de forma a partilhar informação privada coletada pela EDP.

Não existem ainda informações sobre como a EDP poderá responder a este ataque, tendo sido apenas revelado que estão a preparar uma resposta em conjunto com as entidades competentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tens conta no Zoom? Pode estar a ser vendida na Dark Web, muda já a password!
  • TikTok: falha de segurança coloca em risco milhões de utilizadores!
  • COVID-19: aplicação oficial da Organização Mundial de Saúde já está disponível! Instala-a já
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.