Ecrãs AMOLED irão dominar o mercado mobile em 2023, afirma estudo de mercado

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a empresa IHSMarkit, que analisa o mercado mobile e faz os respetivos estudos, os ecrãs AMOLED irão estar presentes em mais de metade de telemóveis no mercado. O estudo foi liderado pelo diretor da empresa, Hiroshi Hayase. O diretor afirma que o mercado de telemóveis estagnou e que é necessário motivar os consumidores a comprar.

Hayase citou a tecnologia 5G como um foco que as empresas irão ter nos próximos anos para aumentar vendas de telemóveis. No entanto, mais importante que o 5G é uma mudança para ecrãs de melhor qualidade não só nos topos de gama mas também na média gama.

Afinal, o ecrã é o ponto de maior atração visual num equipamento, é onde 99% das interações do utilizador com o telemóvel ocorrem. O relatório da IHSMarkit salienta um aumento anual de vendas de equipamentos com AMOLED em 17%, de 2018 para 2019. O ano de 2020 deverá registar um aumento semelhante.

Existem especulações em relação à Apple, pois analistas de mercado prevêm que todos os modelos de iPhone em 2020 terão ecrãs AMOLED. Atualmente, a Apple mantém um modelo com ecrã LCD sendo o iPhone XR em 2018 e o iPhone 11 em 2019.

Quais são as vantagens de um ecrã AMOLED?

Existem 3 grandes vantagens num ecrã AMOLED (Active Matrix Organic Light Emitting Diode). A primeira é que os painéis são fisicamente mais finos, permitindo equipamentos mais leves, finos e esteticamente mais agradáveis. A segunda vantagem é a sua eficiência energética, superior ao LED e LCD. Num ecrã AMOLED os pixeis pretos são desligados, não consumindo energia e fazendo melhor uso do Dark Mode.

Finalmente, os ecrãs AMOLED não necessitam de retro iluminação pois o material orgânico que os compõe gera luz por si. Significa que as imagens reproduzidas num AMOLED tem melhor contraste e tons pretos superiores às tecnologias LCD e LED.

Editores 4gnews recomendam:

  • Galaxy Note 10+: Samsung lança edição especial do Star Wars
  • Samsung Galaxy Fold já tem sucessor, mas quase não vês diferenças! (vídeo)
  • Huawei P40 Pro pode ter destino mais risonho que o Mate 30 Pro
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.