Ecrã dobrável ou extensível? A OPPO aposta agora neste formato

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os smartphones dobráveis estão entre os telefones mais inovadores da atualidade, desafiando o status quo da indústria ao introduzir essencialmente um novo formato de produto. Há, porém, um sub-nicho destes telemóveis que vai mais além com os ecrãs extensíveis ou roláveis consoante as necessidades do utilizador, produtos como o que a OPPO já patenteou.

Estes "roláveis" ou extensíveis visam dar resposta a uma mesma necessidade - entregar um ecrã de maiores dimensões ao utilizador - fazendo-o, dentro do possível, sem aumentar exponencialmente o tamanho do smartphone propriamente dito.

Para tal, usam um ecrã que pode ser esticado ou acomodado no interior da estrutura do próprio dispositivo móvel.

OPPO patenteia novo smartphone promissor com ecrã extensível

OPPO rolável

O resultado? Um smartphone que muda de dimensões, sem ser aberto necessariamente pelo utilizador. Um produto como o que a OPPO recentemente patenteou, não sendo já o primeiro desta categoria a ser protegido e registado pela fabricante chinesa.

Dito isto, poderá a OPPO estar a preparar novos produtos comercialmente viáveis com este formato? Para já, na minha opinião, tal seria precoce, sem que no mercado existam precedentes bem sucedidos junto dos consumidores.

Por outro lado, até alguém dar o efetivo 1.º passo, podemos estar perante uma oportunidade à espera de ser aproveitada.

Patente ilustra um dos smartphones mais elegantes da OPPO

OPPO smartphone extensível

O mais intrigante neste formato é o facto de a câmara fotográfica principal só ficar exposta quando o telefone "abre". Ora, em circunstâncias normais os módulos de câmaras fotográficos estarão escondidos e protegidos sob a traseira do dispositivo móvel.

Algo que nos traz à memória, por exemplo, os telemóveis Nokia de outrora, com uma tampa para proteger a câmara fotográfica. Por outro lado, certo é que esta implementação retardaria parcialmente o uso da câmara caso esta fosse necessária numa emergência.

A patente ora em apreço foi descoberta primeiramente pela publicação 91Mobiles, dando conta também das ilustrações que aqui novamente se publicam.

Alonga o telefone, aumenta o ecrã e revela a câmara fotográfica

OPPO smartphone dobrável

O formato extremamente peculiar desta implementação traz também novos desafios para a construção, utilização e respetiva durabilidade do telefone.

Certo é que a tecnologia dos ecrãs já chegou bem longe e suporta perfeitamente (ou quase) esta mecânica, porém, os demais componentes do telefone têm também que se acomodar.

Refiro-me aqui à sua estrutura, às câmaras fotográficas, sistema de refrigeração / dissipação de calor e sobretudo à bateria, o grande componente, o grande bloco imóvel no cerne de qualquer telefone.

Tendo, porém, otimizado estes fatores, o formato extensível pode ser efetivamente útil, ainda que mantenha algumas reticências quando ao seu sentido prático.

O próximo passo na evolução dos smartphones dobráveis?

OPPO smartphone dobrável

A OPPO é apenas uma das fabricantes a desenvolver este tipo de smartphones, com a Samsung naturalmente investida também neste tipo de produtos. Dito isto, acredito que os extensíveis ou roláveis possam juntar-se ao nicho dos dobráveis num futuro próximo.

Teríamos assim os dobráveis em formato concha como o Find N2 Flip e o formato de livro como o Find N2 Fold, além dos telefones cujo ecrã aumenta ou diminui consoante a sua necessidade.

Por fim, aguardamos agora pelo anúncio de um produto viável e comercial com estas caraterísticas que certamente têm o seu lugar no mercado quando muito não seja pelo fator curiosidade.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.