
O mercado dos veículos elétricos acaba de dar um passo histórico. A grande responsável é a SAIC, empresa-mãe da MG. Tudo porque o novo MG4 – apelidado de Anxin – é o primeiro automóvel elétrico produzido em massa a ser lançado globalmente com baterias de estado semissólido.
Mas afinal, o que torna o MG4 tão disruptivo? A resposta está na tecnologia das baterias. As tradicionais baterias de iões de lítio utilizam eletrólitos líquidos, como acontece com as populares LFP usadas pela Tesla ou BYD.
Já as baterias de estado sólido, muitas vezes vistas como o Santo Graal do setor, substituem esse líquido por materiais sólidos, prometendo mais segurança, maior densidade energética e durabilidade. As baterias semissólidas, presentes no MG4, posicionam-se no meio-termo: recorrem a uma substância em forma de gel que combina o melhor dos dois mundos.
Tudo sobre as baterias semissólidas

Entre os benefícios estão maior segurança, já que o eletrólito é menos inflamável, degradação mais lenta, permitindo vida útil superior, e maior densidade energética, que possibilita baterias mais leves e compactas.
Curiosamente, ao contrário do que muitos poderiam esperar, a autonomia do MG4 semissólido não se destaca perante as outras versões do MG4 sem este tipo de bateria. Em ambos os casos, o alcance ronda os 530 km.
O verdadeiro elemento diferenciador é a promessa de baterias mais fiáveis e práticas a longo prazo. Isto irá traduzir-se em carregamentos potencialmente mais rápidos e também maior segurança aos utilizadores.
Preços baixos do MG4 são um marco

Outro ponto que torna este lançamento revolucionário é o preço. Na China, o MG4 semissólido chega por valores em torno dos 12 mil euros. Por sua vez, as versões com baterias LFP começam nos 8 mil euros. Isto significa que a MG não só introduz uma tecnologia inovadora, como também consegue apresentar preços muito acessíveis para milhões de condutores.
Este é igualmente o ponto que pode traçar um marco. É que esta gama de preços é substancialmente inferior a muitos veículos a combustão que estão no mercado. Em suma, o custo de um elétrico pode, brevemente, deixar de ser um impeditivo para muitos.
A verdade é que o MG4 não é apenas um elétrico acessível, é o primeiro sinal de que a próxima geração de baterias já está a sair das fábricas e a chegar às ruas.