
Conforme te demos conta nos últimos dias, o novo MG4 já é oficial e até já existem as primeiras imagens do hatchback elétrico. Sabe-se ainda que chega ao mercado já no próximo dia 5 de agosto. Porém, a grande novidade é mesmo a nível de bateria. Isto porque vai ser o primeiro modelo acessível a nível global a integrar uma bateria semi-sólida, uma tecnologia que até agora só estava reservada a veículos de uma gama bem superior ou protótipos.
A novidade foi partilhada por Chen Cui, o diretor-geral da divisão MG em conferência de imprensa. O dirigente explicou ainda que se trata de uma bateria desenvolvida pela QingTao Energy e que conta apenas com 5% de eletrólito líquido. Entre os vários e exigentes testes de segurança a que foi submetida, destaca-se o da perfuração completa a 360 graus.
Mas, afinal o que vale esta nova bateria? Uma autonomia fantástica de 537 km. Além disso, a MG garante que mesmo em baixas temperaturas tem um desempenho bem acima da média. A título de exemplo, a empresa sublinha que com 7 graus negativos, a autonomia tem um 13.8% acima das baterias LFP convencionais.
MG4 supera o BYD Dolphin?
O preço estimado para o novo MG4 na China varia entre 80 mil e 120 mil yuan (10 mil a 15 mil euros), competindo diretamente com o popular BYD Dolphin. Em Portugal o valor deverá rondar os 30 mil euros. "Se o preço for semelhante ao do Dolphin, não há motivos para os clientes não optarem pelo MG4", atira Chen Cui. E a verdade é que o MG4 até leva vantagem no que diz respeito ao motor traseiro: tem 120 kW, com tração traseira contra a tração dianteira do Dolphin e um motor de apenas 70 kW (verão base).
No que diz respeito a outras novidades, é importante salientar Este a integração com o ecossistema automóvel da Oppo. Quer isto dizer que será possível preparar o veículo através do smartphone, espelhar aplicações móveis no ecrã do carro, controlar o sistema por gestos e há ainda espaço para um assistente de inteligência artificial.
Por fim, há uma nova cor que a marca denominou de Donglai Purple, uma tonalidade roxa metálica. Segundo a fabricante SAIC, tem o 'dom' de transmitir reflexos intensos à luz solar e um acabamento perolado com efeito de névoa consoante o ângulo de visão.