É oficial! A Nokia vai deixar de lançar smartphones topos de gama

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A HMD Global, empresa detentora dos direitos da marca Nokia deu a notícia que os fãs da mítica empresa finlandesa não queriam ouvir. Os smartphones de topo de gama deixarão de fazer parte dos planos da empresa.

A notícia foi dada por Adam Ferguson em entrevista à publicação Android Authority. Foi nesse contexto que o responsável de marketing da empresa confirmou o abandono precoce do nicho premium do mercado de dispositivos móveis.

HMD Global não vai lançar mais topos de gama com a insígnia Nokia

"Fazer um telefone de 800 dólares não faz sentido para nós atualmente". Estas foram as palavras proferidas por Freguson que põem termo à presença da Nokia no segmento dos smartphones de topo de gama.

Nokia 9 PureView

As dificuldades sentidas pela empresa para se afirmar neste nicho de mercado eram evidentes. Os seus topos de gama nunca atingiram a popularidade e sucesso que a empresa finlandesa almejava, portanto, esta era uma decisão concebível

O último topo de gama que a HMD Global lançou foi o Nokia 9 PureView, em 2019. Este destacou-se por ser o primeiro a contar com uma configuração fotográfica de cinco lentes.

Foi uma abordagem disruptiva, na altura, mas que não conseguiu alcançar o impacto de desejado por vários fatores. Deste então, não mais vimos um equipamento com o estatuto de flagship passar dos habituais rumores.

Smartphones acessíveis serão o foco da Nokia doravante

A desistência do mercado de topos de gama não significa o desaparecimento da marca do mercado. Com efeito, a HMD Global vai canalizar os seus esforços para o desenvolvimento de equipamentos acessíveis.

O negócio principal da empresa finlandesa passará pelos smartphones de gama de entrada e gama média. Além disso, continuará a apostar em telemóveis sem a componente smart, ou seja, o reencarnar de alguns dos modelos mais míticos da Nokia.

Nokia 3310

Este é um nicho de mercado em que a nova Nokia ganhou alguma expressão sobretudo graças ao seu preço acessível e autonomia para mais do que um dia de utilização. Estratégia que a empresa quer reforçar doravante.

Algo que comprova o sucesso desta abordagem são os seus mais recentes resultados financeiros. Pela primeira vez, a HMD Global teve um ano inteiro de lucro, com o último trimestre de 2021 a ser o mais lucrativo de sempre para a jovem empresa finlandesa.

Para o futuro, a HMD Global almeja ser líder nos Estados Unidos do segmento de telefones pré-pagos. Um nicho de mercado bastante popular naquele mercado.

Esperemos que a nova estratégia da HMD Global tenha o efeito desejado e que a Nokia possa manter-se no mercado por muitos anos. Um abandono total do mercado por parte da marca é algo que não gostaríamos de ver.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.