É oficial! A Nokia está de volta com o Nokia 6

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Nokia está de volta! O momento pelo qual esperávamos há tantos anos finalmente aconteceu. O Nokia 6 é o primeiro smartphone Android lançado pela nova dona da Nokia, a HMD Global, vamos conhece-lo!

Vê também: Foxconn, a fábrica de iPhones e tantos outros equipamentos.

A decisão de apenas comercializar este Nokia 6 no mercado chinês prende-se com a extrema importância deste enorme mercado, sendo também um teste, um contacto com a realidade para esta Nokia que agora renasce das cinzas. Um passo cauteloso mas extremamente valioso, estratégica e economicamente.

A nível de especificações técnicas este Nokia 6 vem equipado com um ecrã de 5.5 polegadas com resolução 1080p Full-HD com vidro semi-curvo (efeito 2.5D), o seu processador é o Snapdragon 430, acompanhado por 4GB de memória RAM.

Claramente um smartphone de gama-média, traz ainda 64GB de armazenamento interno expansível via microSD, conectividade Dual-SIM, câmara traseira de 16MP, tecnologia Dolby Atmos com altifalantes duplos, bateria de 3000mAh, leitor de impressões digitais (sensor biométrico) e o Android 7.0 Nougat como sistema operativo.

Outrora a rainha dos telemóveis e dispositivos móveis, o seu orgulho impediu-a de fazer a transição para o mundo dos telemóveis inteligentes, os smartphones. A sua experiência neste reino teve um sucesso limitado com os Lumia's da Microsoft.

Depois de ter sido vendida à Microsoft, a Nokia continuou a vender alguns telemóveis simples e básicos, outrora o seu grande trunfo mas condenados agora a um papel residual. Contudo, em 2015 não tivemos qualquer smartphone da Microsoft, assistindo-se ao abandono daquele segmento.

Vê também: Nokia 6 é revelado com boas especificações, design e preço tentadores (com vídeo)

Agora, a HMD Global é a nova dona da Nokia, tendo adquirido os direitos de utilização da marca Nokia para todos os dispositivos móveis, incluindo os tablets, durante a próxima década.

O CEO da HMD, Arto Nummela que outrora foi o responsável máximo pelo departamento de vendas e desenvolvimento de produtos da Nokia, disse à agência Reuters no mês passado que a HMD almeja ser uma das marcas mais competitivas no mercado dos smartphones. Resta saber se conseguirão enfrentar a dura competição da Apple, Samsung, Huawei, entre outras.

Talvez queiras ver:

Xiaomi Mi Note 2 foi o mais colorido no CES 2017

Samsung termina o ano com o maior lucro dos últimos três anos

Nokia D1(C): Especificações e primeiras fotos do Nokia com Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.