Dungeon Keeper

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Já se passou alguns dias desde a minha última análise. Durante este tempo tive a oportunidade de experimentar um jogo que anda nas bocas do mundo pelos piores motivos, Dungeon Keeper.

A polémica prende-se com o fato do jogo abusar das micro-transações ou In-app purchases.

Antes de começar a análise, devo mencionar que nunca cheguei a jogar o velho jogo para PC no qual este obteve o seu nome.

O objetivo do jogo é gerir uma dungeon (masmorra) tornando-a no pior pesadelo dos seus ocupantes. É possível contruir armadilhas, canhões, edifícios, e escavar as paredes de pedra de modo a obter espaço para novos edifícios.

Tudo isso é possível devido aos minions, ou escravos. Estes podem ser de vários tipos e com diferentes tarefas, como os imps que são praticamente os nossos trabalhadores escravos. São eles que fazem o trabalho pesado e são escravizados e além disso gostam de ser mal tratados e umas boas bofetadas aumenta-lhes a moral. Também temos outros escravos que podem desempenhar papéis ofensivos ou defensivos como os Trolls, Wizards ou Skeletons, entre outros.

Também existe três tipos de recursos base que temos que gerir, não fosse este um jogo de estratégia. Pedras e ouro são os principais recursos para a construção de edifícios, enquanto a mana é utilizada para aumentar o poder dos feitiços de magia.

Como jogo de estratégia é também possível atacar outras masmorras. De salientar que também somos alvos de ataques.

Infelizmente, neste jogo, existe um uso abusivo de timers ou limites temporais. Quase todas as nossas operações são limitadas por longos tempos de espera, e a não ser que o jogador opte por usar as Gems, terá que esperar muito tempo para avançar no jogo.

Logo no início, o jogador começa a gastar Gems, algo que pessoalmente não gostei. Um jogador dever ter o poder de decisão se quer ou não usar as Gems e se quer ou não gastar dinheiro num jogo supostamente gratuito para se jogar, mas não é isso que a EA transmite na primeira experiência, ou seja no tutorial. Se queres jogar o jogo como deve de ser, então gasta o teu dinheiro no nosso jogo com as Gems, é esta a impressão com que fiquei no geral.

Este jogo, traz á tona, o tema de free-to-play versus jogos pagos e o que é realmente melhor. Se devemos pagar um valor fixo por um jogo ou se devemos ter acesso gratuito ao jogo e no entanto gastar, mais do que esperado, em aquisições internas do jogo.

Em conclusão, o jogo até não é mau e é interessante como jogo de estratégia, mas os tempos de espera são desesperantes para quem não quer gastar dinheiro no jogo.

Podem fazer o download deste jogo AQUI!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.