Dream House Days

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Dream House Days é um jogo semelhante ao famoso GameDev Story da Kairosoft e apesar de o tema do jogo não ser do agrado da maioria no universo de jogadores android, o jogo, mesmo assim, tem as suas vertentes de interesse.

O jogador assume o papel de um senhorio de um pequeno complexo de casas com alguns apartamentos para arrendar. Estes são avaliados segundo o conforto, despesas e claro as rendas de cada um deles. A renda é baseada na qualidade das mobílias e equipamentos instalados. Como é claro o principal objetivo do jogo, tal como na vida real, é arrendar os apartamentos e gerar mais dinheiro do que as despesas.

A complexidade do jogo é algo interessante e neste caso cada inquilino tem as suas estatísticas próprias, desejos, habilidades e perspetivas de trabalho, que acabam por influenciar no rendimento que estes auferem e por sua vez na renda recebida no aluguer do apartamento. É também possível ajudar os nossos inquilinos a encontrar os seus amores, a casarem e a terem filhos. A quantidade de jogadas estratégias é quase ilimitada, sendo que fica ao gosto do jogador escolher dentro do possível o destino do inquilino.

Verdade seja dita, o jogo forneceu-me algumas horas de divertimento, mesmo sendo um tema pouco comum na maioria dos jogos para Android.

A jogabilidade não é a mais perfeita para o género, e por vezes torna-se frustrante, como a adição de mobílias nos quartos ou até mesmo adição de divisões no apartamento. Outro aspeto menos positivo é a complexidade do jogo que não tem explicação suficiente e até ao ponto de um jogador sentir-se confortável com a sua jogabilidade, poderá ter várias horas de frustração.

Também há que mencionar os tickets no jogo, que acaba por ser a moeda usada in-game para adquirir itens de melhor qualidade, participar em concursos anuais e ainda adquirir raspas que oferecem prémios aleatórios. Durante o jogo, o jogador recebe alguns tickets e tem sempre a possibilidade de ao recrutar amigos ganhar mais uns quantos, mas o principal meio de adquiri-los é através das micro-transações, ou seja usando euros ou dólares para comprar os tickets.

Os gráficos não trazem nada de novo ao estilo que a Kairosoft nos tem presenteado ao longo dos anos. Para os amantes deste estilo (como é o meu caso), o jogo está graficamente agradável e bem construído, sendo que é possível ter muito detalhe num estilo pixelizado.

O jogo é acompanhado maioritariamente por música e de certo modo faz-nos pensar que estamos num jogo estilo RPG japonês, sendo que por vezes nota-se algumas nuances que nos fazem lembrar de jogos como Sim City. No geral é muito agradável a música, se bem que pode-se tornar repetitiva.

Dream House Days, é um jogo extremamente complexo, com um grafismo 2D pixelizado, um pouco ao estilo de rpgs e jogos mais antigos, mas que permite ao jogador algumas horas de divertimento, principalmente se o jogador é adepto de um estilo The Sims estratégico. Infelizmente a jogabilidade num telemóvel não é das melhores.

Podem fazer o download deste jogo AQUI.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.