Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

DIGI, MEO, NOS e Vodafone: esta é a operadora preferida dos portugueses

A MEO lidera nos subscritores, mas a NOS destaca-se nas receitas do segmento residencial.

Adicionar 4gnews como fonte preferida

operadoras

Os dados mais recentes da ANACOM, referentes ao final do terceiro trimestre de 2025, mostram quem manda nas telecomunicações em Portugal. O mercado continua a crescer, com o número de subscritores de pacotes de serviços a atingir os 4,8 milhões, o que representa uma subida de 0,9% face ao ano anterior. No entanto, a preferência dos portugueses recai maioritariamente sobre uma operadora, embora a concorrência esteja cada vez mais renhida nas receitas.

MEO continua a liderar o mercado português de telecomunicações

A MEO mantém a sua posição de liderança incontestada no que toca ao número de clientes. A operadora da Altice detém a maior quota de subscritores de serviços em pacote, com 41,7%, conseguindo manter a sua posição face ao ano anterior. Em segundo lugar surge o Grupo NOS, com 34,9%, seguido pela Vodafone com 20,4% e o Grupo DIGI/NOWO, que começa a aparecer nas contas com 2,8%.

É interessante notar que, apesar de ter menos clientes que a MEO, a NOS tem um desempenho notável nas receitas, especialmente no mercado doméstico. O Grupo NOS lidera a quota de receitas no segmento residencial com 39,8% e domina nos pacotes mais completos (4/5P) com 43,1%. Este dado ganha relevância quando recordamos que a NOS é também a operadora que se destaca nas reclamações em Portugal pelos melhores motivos, sendo a que menos queixas recebe proporcionalmente.

Ofertas 4 e 5P são as preferidas dos portugueses

O comportamento dos consumidores também está a mudar. As ofertas "tudo em um" (4/5P), que juntam televisão, internet, telefone e telemóvel, são as preferidas, representando já 60,2% do total de subscritores. Em contrapartida, os pacotes mais simples de três serviços (3P) sofreram a maior queda da última década.

No campo financeiro, as receitas dos pacotes atingiram 1,7 mil milhões de euros, mas o crescimento foi tímido (0,9%), o mais baixo desde 2018. A fatura média mensal por pacote situou-se nos 39,70 euros, registando uma ligeira descida de 0,4%. Esta estagnação nas receitas e ligeira descida nos preços reflete a pressão concorrencial no mercado, onde já sabemos que este foi o grande impacto da DIGI para MEO, NOS e Vodafone em Portugal, provocando um abanão nas ofertas comerciais.

Promoção do dia

TP-Link Archer AX58
TP-Link Archer AX58Wi-Fi 6 AX3000, dual band, 4 portas LAN, segurança WPA3
49,99 €amazon
72,74 €-31%
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre tecnologia. Já fez mais de 300 reviews a produtos, visitou fábricas de smartphones na China e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. É editor-chefe desde 2025.